Oficina sobre Astronomia e calendário agrícola é realizada no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 10 de junho de 2014 08h06min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Na última segunda-feira (9), foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul a oficina “Noções de Astronomia e Calendário Agrícola”, com Mário Barbarioli, agricultor e membro da Rede Ecovida de Agroecologia. Barbarioli abordou, entre outros tópicos, a translação de planetas do Sistema Solar, translação e rotação da Terra, eclipse lunar e solar e as constelações. Em sua apresentação, o ministrante explicou sua motivação para a oficina. “Meu objetivo é difundir para o maior número de pessoas esse fascinante conhecimento sobre as influências dos corpos celestes na agricultura”, explica.

Para muitos participantes, o assunto mais aguardado da oficina foi o calendário biodinâmico e como utilizá-lo. Barbarioli explicou que cada constelação pela qual a Lua passa em seu movimento ao redor da Terra está associada a um elemento (terra, fogo, ar ou água) e que tal elemento indica o tipo de cuidado que se pode ter com a planta naquele momento para que ela se desenvolva melhor.

Um dos participantes interessados na biodinâmica é Edimar Tenutti, aluno da 8ª fase do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias. “Eu gosto muito da questão da biodinâmica. Estou aqui para conhecer mais, entender como isso funciona. Entender Astronomia é o primeiro passo para se chegar a compreender como tudo pode influenciar na produção”, afirma o acadêmico.

A oficina que abordou noções de Astronomia veio ao encontro do interesse de muitos presentes. “Tenho uma paixão por essa questão”, resume Caroline Regina Fuzinato Pavan, aluna da 5ª fase de Engenharia de Alimentos e participante do Programa de Educação Tutorial (PET). Para ela, mais iniciativas como essa deveriam ser feitas na universidade. “Acredito que a UFFS poderia pensar em alguns projetos a esse respeito envolvendo os professores de Física”, opina a estudante.

A oficina foi uma realização do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia e do Núcleo de Estudos em Agroecologia Cantuquiriguaçu (NEA Cantu), ambos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.