Pesquisadora alemã visita Campus Laranjeiras do Sul e ministra palestras
Angela Müller é engenheira agrônoma, formada na Universidade Kassel, na Alemanha

Publicado em: 19 de março de 2019 14h03min / Atualizado em: 19 de março de 2019 14h03min

Estudantes da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participaram, na última semana, de diversas palestras com a engenheira agrônoma Angela Müller. Angela é engenheira agrônoma, formada na Universidade Kassel, na Alemanha. Possui experiência em desenvolvimento rural e já desenvolveu trabalhos na Etiópia, Índia e outros países. Atualmente está trabalhando com as relações Brasil-Alemanha nessa temática.

Esta é a segunda vez que Angela esteve no Campus Laranjeiras do Sul. Em novembro de 2016, ela visitou a Instituição acompanhando uma comitiva de visitantes da Alemanha.

Durante a visita realizada nesta semana, Angela ministrou palestras para os estudantes das primeiras fases dos cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos e para os mestrandos dos programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Durante as atividades, a palestrante abordou aspectos sobre experiências em Agroecologia, questões ambientalistas, consumo de produtos orgânicos, efeitos dos transgênicos, desenvolvimento regional, agricultura orgânica, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e processamento de alimentos.

O professor do Campus Rubens Fey explica que a vinda da pesquisadora faz parte de relacionamentos institucionais que a UFFS construiu com organizações da Alemanha. “Em 2016 recebemos, em Laranjeiras do Sul, uma comitiva de visitantes de diversas instituições alemãs. O objetivo foi conhecer a proposta de trabalho da UFFS. E eles viram na Universidade uma instituição com a qual eles podem dialogar e trocar experiências na área da Agroecologia, especialmente. Em 2017 foi a vez de uma comitiva da UFFS visitar instituições na Alemanha. Viajamos por 20 dias. Visitamos institutos, universidades, agroindústrias, agricultores, etc. Fizemos uma rede de contatos muito interessante. A rede foi ampliada e fortalecida também por visitas realizadas pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli. Então, esse relacionamento internacional vem sendo construído há tempo”, destaca.

Rubens comenta que, em dezembro de 2018, Angela entrou em contato dizendo que estaria no Brasil e gostaria de realizar algum trabalho na UFFS, visitar novamente a Instituição. “Conversamos com os coordenadores de cursos ligados à temática que ela trabalha, como Agronomia e Engenharia de Alimentos, e organizamos algumas palestras em temas interessantes para os cursos. Esse contato com os alunos foi muito profícuo, percebemos que instigou a curiosidade deles. Eles ficaram muito interessados em conhecer como são os processos e técnicas relacionadas à produção de alimentos e à Agroecologia na Alemanha. Gerou até interesse por estágios internacionais. Ela fez quatro palestras no Campus, todas muito aprofundadas e agregadoras de conhecimento”, avalia o professor.

Para o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, esse contato com instituições, universidades e pesquisadores da Alemanha contribui e fortalece as ações de internacionalização da UFFS. “Isso nos aproxima e qualifica as pesquisas e a produção acadêmica que temos feito na UFFS”, comenta. Ele também acompanhou a visita da pesquisadora em uma atividade no Campus e em comunidades da região do entorno de Laranjeiras do Sul.

Em novembro de 2019, uma nova comitiva alemã deve visitar o Campus Laranjeiras do Sul.

Galeria de Imagens: