Pesquisadora alemã visita Campus Laranjeiras do Sul e participa de atividades
Além de proferir aulas e palestras no Campus, a pesquisadora pode conhecer ações desenvolvidas pela UFFS na região

Publicado em: 17 de maio de 2019 16h05min / Atualizado em: 17 de maio de 2019 16h05min

Entre os meses de março e abril de 2019, a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu a pesquisadora alemã Miriam Athmann, do Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia (AOL), que pertence à Universidade de Bonn, na Alemanha.

A pesquisadora explica que esta vinda é resultado das visitas realizadas pelos professores da UFFS à instituição alemã em 2017, em que ficaram claras as semelhanças entre o Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia e o curso Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS. Assim, como primeiro passo para um intercâmbio entre as instituições, a pesquisadora passou cerca de 30 dias na UFFS, participando de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas em Laranjeiras do Sul e região.

A justificativa de sua vinda ao Brasil, foi a oportunidade de ministrar aulas para uma turma do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, na disciplina “Experiências Europeias em Agricultura Orgânica”, compartilhada com o professor Rubens Fey. Durante as aulas a pesquisadora teve a oportunidade de apresentar parte dos 30 anos de experiências da AOL, além de abordar pesquisas de outras universidades europeias que tratam acerca da agricultura orgânica e agroecologia.

Além de proferir aulas e palestras no Campus, Miriam pode conhecer algumas ações desenvolvidas pela UFFS na região, entre elas os projetos desenvolvidos na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras, e pode familiarizar-se também com a realidade dos alunos que cursam “Educação do Campo” em Candói.

Entre outras atividades, pode percorrer o acampamento do Movimento Rural Sem Terra – Dom Tomás Balduíno; os assentamos da Reforma Agrária, 8 de Junho e Recanto da Natureza; o Quilombo Invernada Paiol de Telha – Fundão; uma Fazenda Agroecológica; membros de uma cooperativa de pequenos produtores que produzem café orgânico; viveiro de mudas operado pela central hidrelétrica de Salto Osório; bem como pode visitar a Vitrine Tecnológica de Agroecológica do Show Rural, em Cascavel, a Expoagro, em Laranjeiras do Sul e a estação experimental em Agroecologia da UNIOESTE em Marechal Candido Rondon. Acompanharam a pesquisadora nestas diferentes atividades os docentes Betina Muelbert, Liria Andrioli, Maria Eloá Gehlen, Julian Perez Cassarino e Rubens Fey.

Cooperação entre as Instituições

Miriam destaca que “o objetivo é intensificar cada vez mais a cooperação entre a Universidade de Bonn e a UFFS, há vários programas de apoio alemães a cursos de línguas, estadias de estudo e de investigação em universidades alemãs. Pesquisadores da UFFS são sempre bem-vindos em nosso departamento”.

A pesquisadora adiantou que, junto ao professor Rubens Fey, estão planejando uma forma de solicitar recursos para uma viagem de estudos de um grupo de estudantes da UFFS à Alemanha, “vários estudantes podem se beneficiar com a viagem, o que seria muito desejável dada a composição interdisciplinar do programa de Mestrado em Agroecologia”.