Professora ministra palestra em Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Conferência ocorreu no dia 29 de maio, em Nova Laranjeiras-PR

Publicado em: 05 de junho de 2019 09h06min / Atualizado em: 05 de junho de 2019 14h06min

A convite da Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras-PR, a professora Cátia Tavares dos Passos Francisco, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, ministrou palestra sobre o tema “Comida no campo e na cidade, o que temos e o que queremos”, durante a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no dia 29 de maio.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Laranjeiras. A Conferência buscou promover mobilização social, construção de conhecimento e proposição de prioridades para a agenda das ações de Segurança Alimentar e Nutricional do município paranaense.

Conforme Cátia, dentro do tema proposto, “Comida no campo e na cidade, o que temos e o que queremos”, a palestra abordou o eixo “desafios e possibilidades na construção de políticas públicas”. Segundo a docente, “foram apresentadas proposições para garantir a comida no campo e na cidade e dentro desse aspecto foi contextualizado o que é soberania alimentar e as causas da fome e da má nutrição. Além disso foi abordada a origem dos alimentos e questões sobre os benefícios de alguns alimentos em relação à nossa nutrição, saúde e bem-estar”.

Durante a palestra também foi debatido o desperdício dos alimentos, como é o caso de algumas frutas, que, muitas vezes, poderiam ser comercializadas, assim como a questão da sustentabilidade e preservação ambiental, sendo ressaltado pela palestrante que, além dos bons hábitos alimentares, é necessário realizar boas escolhas, como a adequação do uso de agrotóxicos e fomento à agricultura orgânica. A docente também explanou sobre ações que visam o aumento de renda para os pequenos agricultores e citou sugestões de diversificação horizontal e vertical, para organização da produção e processamento de matérias-primas locais, buscando proporcionar maior renda e diversificação da produção, a fim de aumentar a segurança alimentar da população.

Para a professora palestrante, a experiência foi muito produtiva. “O público participante era bem diverso e foi possível trocar muitas experiências. Além de demonstrarem interesse em realizar boas escolhas na hora de se alimentar, os participantes motivaram-se a buscar acompanhamento técnico para realização de práticas mais sustentáveis e desenvolver estratégias para obter maior inserção no mercado, agregação de valor aos produtos e diversificação da produção”, destaca Cátia.

Para a professora, debater esse assunto é muito importante. “É extremamente importante ter esses momentos para discussão, porque parte do próprio conceito de soberania alimentar. Neste contexto as pessoas têm o direito de definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis para a produção, distribuição e consumo de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Isso valoriza a produção da pequena e média propriedade e valoriza, inclusive, o trabalho da mulher, discussões extremamente atuais e de importância para o local onde estamos inseridos. Logo, a participação de pessoas da Universidade neste tipo de evento, auxilia na exposição de ideias e informações para qualificar a discussão dos agentes da sociedade, na criação de suas próprias políticas públicas”.