Projeto de implantação do CVT promoveu atividades no pomar do Campus
Atividades foram desenvolvidas durante o mês de maio

Publicado em: 14 de junho de 2019 09h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2019 10h06min

O Projeto de Implantação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica na Região da Cantuquiriguaçu – PR promoveu, durante o mês de maio, diversas atividades na unidade agroecológica do pomar da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

O projeto, aprovado via chamada MCTI/MAPA/SEAD/MEC/CNPq – Nº21/2016, Processo 403087/2017, tem como objetivo contribuir no fortalecimento da agroecologia, produção orgânica e sua transição, fortalecendo ações voltadas à pesquisa em agroecologia, com a instalação de unidades de referência e articulação de ações que busquem reduzir os entraves da expansão da agroecologia na região da Cantuquiriguaçu.

Confira as atividades promovidas:

Avaliação de qualidade de mudas de pessegueiro e de videira

No dia 9 de maio foi realizada aula prática de avaliação de qualidade de mudas de pessegueiro e de videira. Durante a atividade os acadêmicos do curso de Agronomia matriculados na disciplina de Fruticultura puderam avaliar a qualidade das mudas através de parâmetros como incidência de doenças e insetos, diâmetro de colo e comprimento de mudas total e de pernadas.

Devido às condições climáticas, a aula prática foi ministrada em sala de aula. A atividade foi conduzida pela docente Cláudia Simone Madruga Lima, com o auxílio da bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu (NEA-Cantu) Isis Bruna Portolan.

II Dia de Campo Agroecológico no Pomar

Realizado no pomar do Campus Laranjeiras do Sul, no dia 10 de maio, o II Dia de Campo Agroecológico no Pomar, possibilitou aos visitantes participar de uma manhã de aprendizado sobre os temas: manejo orgânico de pragas no pomar, manejo orgânico de doenças no pomar, Physalis e Pitaya.

O dia de campo contou com a participação de agricultores, acadêmicos da quinta fase de Agronomia e pessoas da comunidade. Ao final das atividades os participantes receberam mudas de espécies nativas.

Minicurso de poda e tutoramento de frutíferas

No dia 22 de maio, durante a Semana Acadêmica de Agronomia, foi ofertado o minicurso de poda e tutoramento de frutíferas. A atividade, que teve como público-alvo os estudantes de Agronomia, foi desenvolvida no pomar da UFFS e no pomar da Casa de Repouso São Francisco Xavier, em Laranjeiras do Sul, tendo como ministrante a professora Cláudia Simone Madruga Lima.

Histórico do Pomar

No dia 31 de maio os integrantes do projeto participaram de atividade proposta pelo docente Rubens Fey, que ministra a disciplina Prática de Campo, no curso de Agronomia. Os membros do projeto foram convidados pelo professor Fey para explanar, aos estudantes matriculados na disciplina Prática de Campo, o histórico do pomar da UFFS, relatando as espécies implantadas e os experimentos que estão sendo conduzidos no local.

Galeria de Imagens: