Seminário aborda tema “Universidades e Economia Solidária” no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 09 de julho de 2013 11h07min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

O Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) e o Programa de Extensão “Apoio ao desenvolvimento da economia solidária para a agricultura camponesa e reforma agrária da região Cantuquiriguaçu” realizaram, no último dia 5, o Seminário Internacional "Universidade e a Economia Solidária: a experiência de Mondragon e das universidades paranaenses”. O evento aconteceu no auditório do Bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.

O seminário foi aberto com a palestra “Experiência Cooperativa de Mondragón e o papel do Instituto Lanki na revitalização do cooperativismo Basco”, ministrada pela professora da Universidade de Mondragón (País Basco - Espanha), Leire Uriarte. Em um segundo momento, as universidades participantes apresentaram suas iniciativas na área da Economia Solidária. “O evento foi considerado não só por nós, mas por todos que participaram, como extremamente importante, já que nunca havia sido realizado um encontro com as universidades que trabalham com a economia solidária no Paraná”, destaca o professor e integrante do NECOOP e do Programa de Extensão, Tiago da Costa.

Em sua fala, Leire buscou explicar a experiência realizada em Mondragón, na Espanha, com a economia solidária. “Abordei as características principais de nossa experiência, especialmente a respeito do Instituto Lanki e seu trabalho com a economia solidária e cooperativas de Mondragón”, afirma a professora.

De acordo com o vice-coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Denys Dozsa, o trabalho realizado em Mondragón deve ser usado como exemplo. “Tivemos a oportunidade de ver onde eles acertaram e onde tiveram dificuldades. Com isso, poderemos nos inspirar no trabalho executado lá e analisar o que é interessante utilizar aqui. Além disso, houve um momento de trocas de experiências das políticas realizadas no Paraná que foi muito importante, pois muitas ações estão acontecendo no Estado, mas não tínhamos essa articulação”, afirma.

Relatório

Com as informações coletadas e os encaminhamentos propostos durante o evento, a organização produzirá um relatório que será enviado à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. “No documento trataremos do encontro e das ações que já são realizadas pelas universidades na área de economia solidária. Além disso, solicitaremos ao poder público que haja um olhar específico tanto para o que está sendo feito quanto para o que ainda precisa ser realizado para que toda essa rede possa integrar-se e avançar no Paraná”, explica Costa.

Estiveram representadas no seminário, além da UFFS, UFPR e Universidade de Mondragón, as incubadoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Fundação Mundukide e Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro).