Seminário no Campus Laranjeiras do Sul contará com palestrante da Universidade de Mondragón

Publicado em: 01 de julho de 2013 11h07min / Atualizado em: 16 de janeiro de 2017 10h01min

Com o objetivo de promover intercâmbio entre as universidades que apoiam ou coordenam incubadoras e projetos ligados à Economia Solidária no Paraná, acontece, na próxima sexta-feira (5), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, o Seminário Internacional "Universidade e a Economia Solidária: a experiência de Mondragon e das universidades paranaenses”.

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) e do Programa de Extensão “Apoio ao desenvolvimento da economia solidária para a agricultura camponesa e reforma agrária da região Cantuquiriguaçu”.

Na parte da manhã, o evento contará com a palestra “Experiência Cooperativa de Mondragón e o papel do Instituto Lanki na revitalização no cooperativismo Basco”, com a professora da Universidade de Mondragón (País Basco - Espanha), Leire Uriarte. Já no período da tarde, as universidades participantes apresentarão suas iniciativas na área da Economia Solidária.

A ideia de realizar o seminário surgiu durante o Encontro Nacional de Incubadoras e Programas/Projetos Universitários de Apoio à Economia Solidária, realizado em Luziânia (GO), no mês de junho. Na oportunidade, representantes de diversas universidades paranaenses demonstraram interesse na realização do encontro.

Além da UFFS, estarão representadas no seminário a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro) e Instituto Cidade Viva. O evento é aberto também à comunidade.

Confira a programação do seminário:

09h30min: Abertura

10h: Palestra “Experiência Cooperativa de Mondragón e o papel do Instituto Lanki na revitalização no cooperativismo Basco”, com a professora Leire Uriarte (Universidade de Mondragón)

12h: Intervalo para almoço

13h30min: Apresentação das iniciativas de cada universidade na área de Economia Solidária

16h30min: Discussão e encaminhamentos

Local: Auditório do Bloco A