UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promove encontro e feira agroecológicos

Publicado em: 17 de abril de 2014 08h04min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 10h01min

Na última sexta-feira (11), foi realizado o I Encontro Regional da Produção de Leite Agroecológico. No sábado (12), foi a vez da II Feira de Economia Solidária e Agroecologia (Fesa). As atividades foram uma realização da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul em parceria com entidades ligadas a movimentos sociais.

O I Encontro Regional da Produção de Leite Agroecológico aconteceu no Assentamento Oito de Junho. Durante as atividades, o encontro fez um resgate histórico da estratégia do leite e uma análise da conjuntura política e das perspectivas futuras para o leite orgânico. Em seguida, foi realizada a palestra "Sobressemeadura de pastagens e inoculação de sementes", ministrada pelo professor Mário Luiz Vincenzi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No período da tarde, os participantes assistiram a apresentações de experiências agroecológicas relatadas por produtores do Assentamento 8 de Junho e do Grupo Recanto da Natureza. O evento terminou com uma mística, lançamento e degustação de queijo e iogurte agroecológicos.

No sábado (12), as atividades prosseguiram com a II Feira de Economia Solidária e Agroecologia (Fesa). Além de tornar-se um espaço de encontro e troca de experiências, a Fesa objetivou também estimular e fortalecer a perspectiva de transformação social na região com base em um projeto popular e soberano para a agricultura agroecológica.

A feira foi realizada na praça central de Laranjeiras do Sul, com comercialização de produtos orgânicos e de sementes, mudas e outros recursos genéticos. Foram realizadas também oficinas temáticas, atividades culturais e a votação do concurso de desenhos da campanha permanente contra o uso de agrotóxicos promovida pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro) em parceria com a UFFS. Participaram do concurso alunos de escolas de Laranjeiras do Sul e mais 12 municípios da região. Os visitantes da feira puderam votar e escolher os dez melhores trabalhos produzidos pelos estudantes.

O I Encontro Regional da Produção de Leite Agroecológico contou com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Participaram da organização dos dois eventos o Ceagro, a Cooperativa Agroindustrial Oito de Junho (Coperjunho), a Rede Ecovida com o Núcleo Luta Camponesa e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).