UFFS é representada em Audiência Pública Regional de Cultura da Macrorregião Centro-Sul do Paraná
Audiência teve como objetivo debater as necessidades culturais de cada região do estado

Publicado em: 11 de junho de 2019 18h06min / Atualizado em: 12 de junho de 2019 17h06min

Servidores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul representaram a Instituição na Audiência Pública Regional de Cultura 2019, promovida pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do estado do Paraná. A Audiência da Macrorregião Centro-Sul, formada por 39 municípios do estado, foi realizada na quinta-feira (6) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava-PR.

As audiências, que estão sendo realizadas em todo o Paraná, têm como objetivo debater as necessidades culturais de cada região do estado e definir o plano estadual de fomento e incentivo à cultura.

Além disso, as Audiências buscam fomentar o diálogo sobre o Sistema Nacional de Cultura, Ação Programática da Cultura e o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e debater as políticas públicas de economia criativa, discutir sobre o cronograma das conferências de cultura para eleição dos membros do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) e sobre a elaboração participativa dos Planos Setoriais de Cultura.

Além de representantes de diversas entidades e de vários municípios do estado, a Audiência contou com a participação da superintendente de cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira.

Representaram o Campus Laranjeiras do Sul no evento o professor Thiago Bergler Bitencourt e o servidor técnico-administrativo Ronaldo José Seramim. Além deles, representaram o município a jornalista Serli Andrade e o dramaturgo, curador e pesquisador teatral Afonso Nilson Barbosa de Souza.

Ronaldo comenta que “a participação na audiência pública foi de extrema importância para a UFFS, pois foi possível participar dos debates sobre os problemas e soluções para as políticas públicas de cultura, uma vez que a Universidade tem papel fundamental nesse processo. A audiência pública foi um espaço para ouvir e dialogar com os agentes que promovem a cultura no Estado e , ao mesmo tempo, mostrar que a UFFS está interessada e interagindo com a temática regional”.

Bitencourt comenta que a ideia da audiência foi de indicar as demandas de cultura da região para os próximos anos. “As consultas estão sendo realizadas em todas as regiões do estado para efetuar levantamento de quais são as demandas e as instituições envolvidas. Representamos a UFFS no evento para mostrar quais são as demandas da nossa região”. O docente salienta que “a superintendente repassou informações sobre a política de fomento, como acessar editais e como a Universidade pode ser parceira nessa questão da cultura, dicas de como captar recursos e trazer mais eventos culturais para a região”.

Durante a audiência, os participantes acompanharam fóruns temáticos, entre eles música, teatro, circo, festivais, etc. Bitencourt explica que “os representantes de Laranjeiras se organizaram de modo que cada um pudesse acompanhar um dos fóruns e relatar o máximo de demandas regionais, relatando os principais problemas que existem a nível local no campo da cultura e possíveis agentes de solução”.