Com intensa programação de atividades Campus Passo Fundo recepciona calouros

Publicado em: 18 de agosto de 2014 15h08min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 15h02min

O Campus Passo Fundo organizou calendário especial de atividades, entre os dias 11 e 23 de agosto, para receber os novos estudantes do curso de Medicina.

No primeiro dia letivo, a Direção, Coordenação Acadêmica e Coordenação do curso receberam os calouros e apresentaram a estrutura organizacional da Universidade Federal da Fronteira Sul, do Campus Passo Fundo e do curso de Medicina, momento seguido por uma dinâmica de integração promovida pelos estudantes veteranos.

Na tarde do dia 11, os calouros realizaram um passeio cultural oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio do Projeto “Conhecendo Passo Fundo”. A semana ainda contou com aulas para apresentação dos componentes curriculares, doação de sangue e momentos recreativos.

O diretor, Vanderlei de Oliveira Farias, afirmou que a programação teve como objetivo acolher os alunos dando a eles todas as informações necessárias para que iniciem bem suas atividades acadêmicas e destacou que “os estudantes são oriundos de diferentes estados, diferentes culturas, diferentes instituições e precisam todo o apoio para enfrentar esse novo momento na história de suas vidas”.

Palestras marcam segunda semana de recepção

Para a semana entre os dias 18 e 23, foram programadas atividades de vivência intensiva no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de vivenciar as diferentes realidades de saúde, discutir temas relacionados à saúde pública e visualizar quais são os novos desafios do profissional médico.

Segundo a coordenadora acadêmica do Campus Passo Fundo, Professora Alessandra Germani, “a imersão ou vivência nas realidades dos municípios de Passo Fundo e região é um momento muito importante na vida acadêmica do aluno de Medicina, pois estarão tendo os primeiros contatos com temas que são considerados desafios para a implementação do sistema de saúde no país. Nas visitas interagirão com as pessoas das comunidades e com as equipes que prestam atendimento de saúde, permitindo conhecer os elementos que envolvem o processo saúde-doença das populações”.

Estão organizadas ainda visitas à rede de saúde de Passo Fundo e de municípios da região, além de momentos de socialização de experiências, debates e palestras que contarão com a participação de docentes do curso e profissionais convidados. O professor do curso de Medicina Leandro Tuzzin destaca que “estarão presentes profissionais de diversos lugares não apenas para palestrar, mas para trocar experiências no contexto de uma nova perspectiva mundial na área da saúde, que passa por mudanças na formação dos profissionais”.

Um dos palestrantes convidados, Alexandre Amorim, médico especialista em Saúde da Família e coordenador estadual adjunto de Atenção Básica do Estado do Rio Grande do Sul, falará sobre as bases e os conceitos fundamentais do SUS. Estarão presentes também Ardigò Martino, médico pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bologna (Itália), e Renata Pekelman, médica do Grupo Hospitalar Conceição, com experiência na área de Residência em Medicina de Família e Comunidade.

A semana será encerrada no espaço cultural Fazenda Tropeiro Camponês, quando calouros e docentes farão a avaliação das atividades da semana e os estudantes da 3ª fase do curso serão integrados à atividade apresentando suas experiências de imersão.