Residência de Dermatologia da UFFS recebe premiação na 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia e 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia
Evento aconteceu em Gramado entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro

Publicado em: 04 de novembro de 2019 10h11min / Atualizado em: 04 de novembro de 2019 11h11min

A Residência de Dermatologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) teve seu trabalho premiado na 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia que ocorreu em conjunto com a 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e o Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD, realizado em Gramado-RS, entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro.

Por iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), o evento reuniu profissionais da especialidade em três dias de aprendizado e troca de experiências. Profissionais nacionais e de fora do país discutiram tópicos relevantes, como planejamento das cirurgias dos carcinomas cutâneos, tratamentos não cirúrgicos do câncer de pele, tecnologias para rejuvenescimento facial, tratamentos combinados com tecnologias e novas tendências.

Além disso, foram realizados os seguintes cursos: dermatoscopia; injetáveis no rejuvenescimento da face; IPCA, subcision e radiofrequência fracionada no tratamento de rugas, cicatrizes, estrias, celulite e flacidez; microinfusão de medicamentos na pele (MMP) e tricopatologia.

Premiação

Durante o evento, foram entregues as premiações para os melhores trabalhos apresentados. Na categoria “Relato ou Estudos de Casos”, a premiação foi para “Raro caso de infecção por Raoultella Planticola em criança”, de Paula Colling Klein, Sabrina Menegazzo, Paula Ferrazi Magrin, Flávia Pereira Reginatto e Juliana Mazoleni Stramari, da UFFS.

Além dessa premiação, a UFFS também esteve representada pelos seguintes trabalhos:

• Caracterização dos atendimentos de um ambulatório de Dermatologia no Norte do Rio Grande do Sul, cujas autoras são Manoela Farias Alves, Flavia Reginatto, Barbara Victória Magrim Queiroga, Michelli de Almeida Fleck e Danieli Paola Ferreira.

• Esporotricose exuberante, produzido por Elisangela de Quevedo Welter, Barbara Victória Magrim Queiroga, Luiz Eduardo Dameda, Bianca Schmidt e Alessandra Tomazeli.

• Morbus Morbihan: relato de caso, das autoras Michele Sabrina Menegazzo, Paula Colling Klein, Paula Magrin, Elisangela de Quevedo Welter e Juliana Mazzoleni Stramari.

• Porfiria Eritropoiética congênita com diagnóstico na vida adulta, de Paula Colling Klein, Michele Sabrina Menegazzo, Marina Muneroli Marin e Elisangela Quevedo Welter.

• Síndrome de Stewart-Treves com apresentação exuberante: relato de caso e revisão de literatura, cujas autoras são Mariana de Oliveira Krapf, Flávia Pereira Reginatto, Alessandra Jaccottet Piriz e Gilvana Aparecida Bonella.

• Siringocistoadenoma Papilífero em local incomum: relato de caso e achados dermatoscópicos, de Mariana de Oliveira Krapf, Camila Ferron, Alessandra Jaccottet Piriz, Gilvana Aparecida Bonella e Paula Colling Klein.

• Tratamento de Melasma com microagulhamento, de Barbara Victória Magrim Queiroga, Stéphani Lussana Dalla Vecchia, Luiz Eduardo Dameda, Leticia Moreira Cunha e Flavia Reginatto.

• Vitiligo com presença de fenômeno de Koebner induzido por calor, de Barbara Victória Magrim Queiroga, Ana Julia Delazeri, Bruna Simoni, Melissa Gregório Clemente Medeiros e Flavia Reginatto.

Três apresentações envolvem autoria com representantes de outras instituições, juntamente com a UFFS:

• Tratamento com cirurgia conservadora do Melanoma Ungueal In Situ: um relato de caso, de Ana Julia Delazeri, Monica Palos Barile, Bruna Simoni, Nilton Di Chiacchio e Flavia Pereira Reginatto (UFFS e Clínica Dermatológica Dr. Nilton Di Chiacchio).

• Relato de Caso de Moniletrix em criança indígena do interior do Rio Grande do Sul, de Alessandra Jaccottet Piriz, Mariana de Oliveira Krapf, Vanessa Vinderfeltes Padilha, Fernanda Oliveira Camozzato e Joyce Benck Utzig (UFFS e Hospital São Vicente de Paulo – HSVP).

• Epidemiologia do melanoma cutâneo primário em residentes de uma cidade no Sul do Brasil, 007-2015, de Bruna Simoni, Ana Julia Delazeri, Barbara Victória Magrim Queiroga e Flávia Pereira Reginatto (UFFS, HSVP e Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD).