“Saúde mental no ensino superior” é temática de projeto de Extensão no Campus Realeza
Nesta terça-feira (4), foi promovida a segunda roda de conversas, no Auditório do Bloco A. Discentes e servidores podem participar dos encontros mensais.

Publicado em: 05 de junho de 2019 14h06min / Atualizado em: 05 de junho de 2019 14h06min

Criar um espaço de diálogo e partilhar necessidades emocionais. Esses são os objetivos de um projeto de Extensão voltado ao atendimento psicológico da comunidade acadêmica no Campus Realeza. Nesta terça-feira (4), foi promovida a segunda roda de conversas, no Auditório do Bloco A. Discentes e servidores podem participar dos encontros, que serão mensais.

O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Realeza, já que as conversas são conduzidas pelo psicólogo Geovane Rocha, servidor municipal. Sem a intenção de desenvolver atendimentos clínicos, o projeto cria rodas de conversas para que os acadêmicos e servidores da UFFS possam partilhar angústias, diminuir a tensão, favorecer o desenvolvimento de ações coletivas e possibilitar a melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.

Na terça-feira (4), cerca de 10 pessoas participaram da roda de conversa que abordou os diferentes transtornos de humor, como depressão, bipolaridade, ansiedade, entre outros, apresentando características e delimitando diferenças entre cada um.

A iniciativa partiu do técnico em assuntos educacionais Jeverson Luiz Cattani e da pedagoga Andréia Florêncio Eduardo de Deus. “Um dos grandes temas hoje no meio acadêmico é a saúde mental. O abalo psicológico não é de uma única ordem, por isso a importância de realizar as rodas de conversas como um espaço de apoio emocional aos discentes e aos servidores do Campus Realeza”, comentou Cattani.

No dia 2 de julho, a temática em questão será “Ansiedade e angústia dos alunos no mundo pós-moderno”, debatendo cobrança excessiva por resultados, concorrência, pressão e prerrogativas da vida pós-moderna que geram ansiedade e angústia.

Confira a programação dos próximos encontros:

Agosto 2019: Síndrome de Burnout: causas e consequências.
Resumo: Palestra de como essa síndrome acomete as pessoas e como enfrentá-la.

Setembro 2019: “Setembro Amarelo” - Suicídio: A doença do século. Precisamos falar disso!
Resumo: Debater as nuances que envolvem a ideia de suicídio, principais causas e a importância de falar sobre o assunto.

Outubro 2019: A individualização no mundo pós-moderno: a vida virtual toma lugar da vida real.
Resumo: Como a tecnologia mudou a interação entre as pessoas e como esse processo exerce influência no cotidiano.

Novembro 2019: Baixa autoestima e suas consequências na vida e, especialmente, na vida universitária.
Resumo: Uma conversa que busca expor as angústias e o sofrimento de quem sofre com baixa autoestima, objetivando alternativas de mudanças de comportamento.

Março 2020: O que espero do futuro e o que esperam de mim?
Resumo: Uma abordagem que busca trazer a reflexão sobre qual a nossa participação na sociedade civil e universitária. Quais perspectivas temos do futuro próximo e como contribuir com a construção de um futuro melhor.

Abril 2020: Entendo a geração Z: Como pensam e como compreendê-la.
Resumo: A geração Z (pessoas nascida, em média, entre meados dos anos 2000 até o início dos anos 2010) é muitas vezes incompreendida. A palestra tem por objetivo tentar desvendar e trazer as discussões do mundo dessa geração pós-moderna.