3º Encontro de Física de Realeza tem encerramento nesta quinta-feira (29)

Publicado em: 29 de outubro de 2015 08h10min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 07h01min

Nesta quinta-feira (29), acontece o encerramento do 3º Encontro de Física de Realeza (Efisreal), evento promovido pelo curso de licenciatura em Física, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. À noite, os participantes do evento realizam uma competição de aviões de papel e uma mostra de lançamento de foguetes, materiais produzidos nas atividades práticas do encontro. O evento iniciou no dia 22 de outubro e trouxe diversas palestras, mostra de trabalhos, oficinas e minicursos.

Nas palestras, foram evidenciados os conhecimentos físicos aplicados em situações da engenharia, como a construção de hidrelétricas e o ensino de termodinâmica. Na noite desta quinta, será abordado o ensino da física para deficientes auditivos e ouvintes, observando os desafios e as possibilidades para uma escola democrática.

Outro momento importante foi composto pelas oficinas, as quais foram promovidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Física. Em evidência estava a construção de foguetes e aquecedores solares de água, ambos construídos com materiais recicláveis. O evento trouxe ainda um minicurso sobre trigonometria e mostra de trabalhos acadêmicos.

Para a estudante da 4ª fase Allyine Andrede, o evento foi muito importante, principalmente as oficinas: "São os meus colegas de curso que estão ofertando a oficina de aquecedores de água, algo sustentável e que pode ser implementado nas escolas e até em casa". Para Patricia Hellmann, da 2ª fase, o conjunto de atividades no Efisreal foi muito dinâmico: "As palestras foram muito interessantes, principalmente sobre as hidrelétricas, sou fascinada por essa área".