3º Encontro Intercultural de Fronteira reúne 50 professores brasileiros e argentinos

Publicado em: 09 de fevereiro de 2015 17h02min / Atualizado em: 06 de março de 2017 17h03min

Na última sexta-feira (06), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza reuniu professores brasileiros e argentinos integrantes do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PEIF). O grupo formado por aproximadamente 50 pessoas participou do 3º Encontro Intercultural do Programa. O evento é fundamental para articular as ações que serão desenvolvidas no PEIF em 2015, além de ofertar capacitação aos participantes.

Na quinta-feira (05), foram feitas reuniões técnicas com a equipe do Projeto do Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PROPEIF). As atividades culminaram no encontro de sexta, quando ocorreram palestras de formação e oficinas.

Durante o evento, foram abordados conteúdos sobre a contextualização do PEIF, a metodologia de trabalho por projetos de aprendizagem, o contexto histórico da Fronteira, além de oficinas sobre “Nutrição, alimentação e interculturalidade” e “Corpo, metodologia, encenação e ato de contar”. Foram convidados para ministrar os temas os professores Francisco Ferreira Vilela e Gicelma Chacarosqui, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Cassiani Tasca (UFFS/Realeza), e a escritora da Academia Cascavelense de Letras, Maria Aparecida Palma.

Sobre o PEIF e o PROPEIF

Criado em 2005, pelo Ministério da Educação, o Programa Escola Intercultural de Fronteira tem o intuito de promover o intercâmbio entre professores dos países do Mercosul. O Programa é desenvolvido em escolas brasileiras na faixa de fronteira do Brasil com a Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O objetivo é promover a integração regional por meio da educação intercultural, considerando contextos multilíngues ou bilíngues existentes nas fronteiras.

Dentro do PEIF, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolve o Projeto do Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PROPEIF), que promove o assessoramento das escolas de fronteira, ofertando formação continuada aos professores participantes que desenvolvem as atividades de intercâmbio.

O PROPEIF atua nas escolas brasileiras Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira (SC), e Escola Municipal Pedro dos Santos, de Santo Antônio do Sudoeste (PR). Do lado argentino, na Escuela de Frontera Nº 604, de Bernardo de Irigoyen e Escuela de Jornada Completa Nº 612, de San Antonio.