Abertura da IV Caravana da Agricultura Familiar do Paraná é feita no Campus Realeza
Nesta quarta-feria (23), Caravana está no Campus Laranjeiras do Sul debatendo reforma da previdência e questão fundiária

Publicado em: 23 de maio de 2018 14h05min / Atualizado em: 23 de maio de 2018 16h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza foi o local escolhido para abertura da IV Caravana da Agricultura Familiar do Paraná, nesta terça-feira (22). Promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná (FETRAF-PR), o evento reuniu cerca de 130 agricultores. A temática abordada no encontro foram as energias renováveis e a reforma da previdência. As atividades do evento seguem até esta sexta-feira (25), quando será debatida a temática da alimentação saudável, em Curitiba.

A proposta da caravana é afirmar o projeto de desenvolvimento sustentável, possibilitar a troca de experiências entre os agricultores familiares, definir as estratégias e a direção das políticas para agricultura familiar, assim como estabelecer parcerias entre entidades, fortalecendo a atuação dos sindicatos, das cooperativas e associações.

Atividades do evento seguem até esta sexta-feira (25), quando será debatida a temática da alimentação saudável, em Curitiba (Ariel Tavares/UFFS)

O coordenador geral da FETRAF-PR, Neveraldo Oliboni, explicou que o evento busca alertar os participantes sobre as políticas de melhoria de vida para a agricultura familiar. "Iniciamos com o tema das energias renováveis, uma questão importante para a região Sudoeste. Nossos agricultores estão cada vez mais procurando essa alternativa de energia. Também estaremos em Laranjeiras do Sul [quarta-feira, 23] falando sobre regularização fundiária. Naquela região, diferente do Sudoeste do Paraná, muitos agricultores não têm a documentação necessária de suas terras com para buscar financiamento, por exemplo", detalhou.

Entorno de debate sobre energias renováveis, foi destacado os benefícios da adoção ao sistema tanto para captação de energia solar, como também na produção de energia a partir de biodigestores. O professor do Campus Realeza, Clovis Caetano, foi um dos palestrantes sobre o tema. "Existem dois fatores importantes nesse aspecto, o primeiro deles diz respeito ao planeta, por isso a importância da produção sustentável de energia. Também existe ainda o aspecto econômico, seja pela economia de eletricidade ou também pelo destino de dejetos, na produção de biogás", salientou Caetano.

A IV Caravana da Agricultura Familiar também promoverá encontros nesta quarta-feira (23), em Laranjeiras do Sul, quinta (24), em Irati, e sexta-feira (25), em Curitiba. Os temas em debate serão, respectivamente: questão fundiária, meio ambiente e diversificação, e alimentação saudável.