Acadêmicas do Campus Realeza são premiadas em duas categorias do I Festival Cultura de Fronteira
As estudantes venceram nas categorias Literatura e Artes Cênicas e falaram sobre as produções.

Publicado em: 20 de novembro de 2018 15h11min / Atualizado em: 20 de novembro de 2018 14h11min

Três acadêmicas do curso de Letras - Português e Espanhol do Campus Realeza foram premiadas na etapa final do I Festival Cultura de Fronteira da UFFS. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 13 de novembro, no Campus Chapecó. As estudantes venceram nas categorias Literatura e Artes Cênicas e contam sobre as produções:

A estudante Ana Caroline Naszeniak chamou a atenção da banca examinadora com o título do conto Ábdito. A palavra pouco usual significa algo que está afastado, longínquo, ou fora do alcance das pessoas. É nesse contexto que é apresentado o vovô João, personagem que carrega uma angústia pela perda precoce da neta Cecília, mas que estava esperançoso, aguardando o nascimento de Emanuel, seu mais novo neto. O conto foi produzido no Componente Curricular Oficina I, ministrado pelo professor Saulo Gomes Thimoteo.

"Achei uma oportunidade incrível participar do festival, assim como a iniciativa de realizá-lo. Acredito que todo mundo tenha algum hobby e essa é uma boa oportunidade de apresentá-lo. Fiz o conto para um componente curricular e gostei tanto dele que decidi participar do festival", conta Ana Caroline.

Ana Caroline Naszeniak recebendo a premiação (Divulgação/UFFS)

Na categoria Artes Cênicas, as acadêmicas Eline de Souza Barbosa e Marina Maria Conchy Rodrigues conquistaram a premiação com a obra "Pátria Puta me Traiu", uma interpretação da canção "P.U.T.A", da banda curitibana Mulamba, que aborda "temas contundentes e reforça o protagonismo feminino na música nacional". A teatralização da música foi autorizada e incentivada pela banda.

Assim como a canção, a peça teatral aborda a violência sexual sofrida pelas mulheres, trazendo dados estáticos e frases de julgamento e inferiorização da figura feminina. A encenação emocionou a plateia tanto na etapa local, no Campus Realeza, como na final, em Chapecó.

Sobre a produção, a acadêmica Eline enfatizou que "o processo de criação da nossa performance foi deveras emocional, por vezes, durante os ensaios, parávamos porque estávamos emocionadas, foi um processo de memória. Todas nós mulheres, em algum momento de nossas vidas, já passamos por situações de violência, conhecemos alguém que foi agredida, violentada, assassinada por um companheiro ou desconhecido pelo fato de ser mulher".

Eline de Souza Barbosa e Marina Maria Conchy Rodrigues conquistaram a premiação com a obra "Pátria Puta me Traiu" (Divulgação/UFFS)

A respeito da apresentação, a estudante Marina completou: "Perceber a emoção promovida no público nos deu a certeza que devemos sim explorar essa temática tão silenciada em nossa sociedade. O apoio e o incentivo que recebemos do grupo musical Mulamba foi muito importante, ademais, a reação do público na etapa local nos fez  acreditar no que estávamos desenvolvendo".

Ambas as estudantes ressaltaram a importância da realização do Festival para o fomento da Cultura na Universidade. "Os trabalhos apresentados foram espetaculares, todos emocionantes e de uma qualidade ímpar", disse Eline. "Espero que seja o primeiro de muitos, pois a interação entre os campi por meio da Cultura foi grandiosa para nós e para a instituição", finalizou Marina.