Acadêmicos de Ciências Biológicas compartilham experiências de estágio no Campus Realeza
Segundo a coordenadora geral dos estágios, professora Marilisa Bialvo Hoffmann, esse foi o primeiro estágio de regência do curso. No total, 12 duplas de acadêmicos tiveram o compromisso de lecionar para as turmas das séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

Publicado em: 25 de julho de 2014 14h07min / Atualizado em: 09 de março de 2017 13h03min

Durante esta quinta (24) e sexta-feira (25), acontece o 1º Seminário de Estágio Curricular de Ciências Biológicas (SECBio), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O objetivo é divulgar as experiências de estágios dos acadêmicos da 9ª fase do curso realizados no último semestre, além de promover interação entre acadêmicos, professores supervisores das escolas e comunidade acadêmica. Na primeira noite do evento, seis duplas apresentaram a vivência que tiveram em sala de aula.

Segundo a coordenadora geral dos estágios, professora Marilisa Bialvo Hoffmann, esse foi o primeiro estágio de regência do curso. No total, 12 duplas de acadêmicos tiveram o compromisso de lecionar para as turmas das séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), na disciplina de Ciências. “Foram 120 horas de estágio, divididas em verificação da realidade escolar, observações de aulas, planejamento, regência e registro das atividades. Os estágios aconteceram nas cidades de Realeza, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Salto do Lontra e Bela Vista da Caroba”, detalha.

É nessa etapa da graduação que muitos acadêmicos descobrem-se professores, como foi o caso da acadêmica Andréia Belusso, que fez o estágio no Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra, em Realeza. “Essa foi minha primeira experiência de regência. O mais importante é que foi numa escola do interior, uma realidade diferente, aprendi muito com isso. Em relação ao estágio, é um momento de descoberta. Senti mais vontade ainda de seguir nessa profissão de professor”, relata.

Entre os professores supervisores das escolas, estava a professora Adriana Bampi Bandeira, que leciona a disciplina de Ciências, no Colégio Estadual João Paulo II, em Realeza. De acordo com ela, esta também é uma fase importante para quem está inserido no cotidiano escolar, por ser um momento de renovação. “O seminário é muito interessante, pois os acadêmicos explicitaram as dificuldades e as superações. E nós aprendemos com eles também, porque eles trazem novas técnicas para diversificar as aulas. Acho importante essa parceria entre escola e universidade, pois nos renova”, explica.

Para o próximo semestre, os acadêmicos participam da segunda etapa do Estágio Curricular, quando farão a regência para o ensino médio (do 1º ao 3º ano), na disciplina de Biologia.