Acadêmicos do Campus Realeza ministram oficina de minifoguetes e mobilizam alunos de Capanema

Publicado em: 30 de agosto de 2017 14h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2017 15h08min

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza  promoveram oficinas sobre “Construção de Minifoguetes” em colégios estaduais de Capanema. Na manhã de terça-feira (29), os estudantes do ensino médio do Colégio Rocha Pombo foram os primeiros a colocarem à prova os 19 minifoguetes construídos. O lançamento aconteceu no Parque de Exposições de Capanema e contou com a presença do Corpo de Bombeiros.

A oficina foi ministrada também no Colégio Estadual Padre Cirilo e buscou disseminar os princípios físicos das Leis de Newton que tratam sobre força, ação e reação, além da aerodinâmica dos foguetes e a propulsão. A partir dos conhecimentos teóricos, os estudantes foram instigados a construir pequenos foguetes utilizando componentes simples, como papel e isopor.

Para o lançamento dos projeteis, foi realizada uma competição sendo o objetivo a maior permanência no ar. O grupo da aluna Vitoria Caroline Sokolowski, de 16 anos, construiu o foguete de melhor desempenho, permanecendo por 8 segundos e 10 milésimos no ar. "Foi uma vitória inesperada, pois a princípio não tinha gostado da ideia da competição, mas acabei ficando empolgada", comenta. Outra aluna que ficou desconfiada da proposta foi a estudante Monaliza Hoger, de 17 anos. "Achei que não daria muito certo, mas consegui! Foi algo muito interessante e diferente", relata.

O professor da UFFS, Eduardo Almeida, um dos colaboradores da atividade comenta que atividade é uma preparação para o 1° Campeonato de Lançamento de Foguetes da UFFS – Campus Realeza. "Estamos organizando ainda o campeonato que ocorrerá durante a Semana do Diversa, que inclui o 2º Encontro Acadêmico das Licenciaturas. Será uma competição aberta a estudantes do Ensino Médio e estudantes universitários, e em breve vamos disponibilizar o regulamento".  O lançamento já tem data para acontecer, será no dia 27 de outubro, a partir das 8 horas, mais informações serão postadas no site http://pibidfisicareal.blogspot.com.br/.

A professora Clarice Pompermaier, que também é supervisora do PIBID-Física, comenta que a experiência desperta o interesse dos alunos. "Depois que o PIBID começou a atuar na nossa escola, os estudantes mostraram mais interesse em estudar. Além disso, eles percebem que a Universidade não está tão distante e que um dia eles também poderão estar lá", ressalta.