Aula Magna marca início da 2ª Edição do curso de Especialização em Direitos Humanos em Realeza

Publicado em: 08 de outubro de 2018 16h10min / Atualizado em: 08 de outubro de 2018 16h10min

Neste sábado (6), foi iniciada as atividades do curso de Especialização em Direitos Humanos, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. Esta é a segunda edição do curso que conta com 40 estudantes matriculados. Além da Aula Magna, houve o seminário de apresentação de trabalhos de conclusão de curso da primeira turma.

De acordo com o coordenador do curso, professor Marcos Antonio Beal, foram recebidas 54 inscrições durante o processo seletivo para o preenchimento de 35 vagas. Em razão da procura, o número de vagas foi ampliado, possibilitando a matrícula de 40 estudantes, por meio de decisão da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da UFFS.

Foram expostos cerca de 30 trabalhos no seminário de apresentação de trabalhos de conclusão de curso da primeira turma (Ariel Tavares/UFFS)

O primeiro dia de aulas foi marcado pelo debate sobre "O esvaziamento judicial dos Direitos Humanos", palestra que foi ministrada pelo professor do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas, Samuel Mânica Radaelli. Atuando principalmente nas temáticas de direito constitucional, alteridade e direitos humanos, o palestrante apresentou uma leitura sobre o judiciário brasileiro, dirigindo uma crítica ao que chamou de "ensimesmamento" das práticas deste poder, que o leva a perder sua conexão e responsabilidade com o estado democrático de direito e com a soberania popular.

Após a palestra, foi realizado o seminário final da primeira oferta do curso. Foram expostos cerca de 30 trabalhos que investigaram a luta das pessoas com deficiência, o movimento dos atingidos por barragens, juventude e agricultura familiar, a violência doméstica contra mulher, a demora no processo de adoção, políticas públicas em saúde mental, adolescente e gestação precoce, direitos humanos para idosos, entre outros.