Campi Realeza e Laranjeiras do Sul promovem ações de conscientização no Dia Mundial de Segurança de Alimentos
Acadêmicos e professores dos dois campi organizaram visitas a diferentes estabelecimentos para orientar proprietários sobre a importância das normas alimentares

Publicado em: 12 de junho de 2023 13h06min / Atualizado em: 13 de junho de 2023 12h06min

Para celebrar o Dia Mundial de Segurança de Alimentos, no dia 7 de junho, os campi Laranjeiras do Sul e Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foram convidados para participar de uma ação de extensão conjunta, “Normas alimentares salvam vidas”, promovida pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como de diversas instituições parceiras.

O objetivo foi disseminar informações sobre alimentação segura em todas as regiões do Brasil, além de promover atividades educativas sobre as “Cinco chaves para uma alimentação mais segura” propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para isso, acadêmicos e professores dos cursos de Nutrição e Medicina Veterinária, de Realeza, e de Engenharia de Alimentos e do mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, de Laranjeiras do Sul, visitaram diferentes estabelecimentos, como restaurantes, bares, panificadoras, entre outros que comercializam produtos alimentícios. Os grupos entregaram material educativo, assim como orientaram proprietários e manipuladores de alimentos sobre a importância das normas alimentares, enfatizando, especialmente, a higiene no preparo e na conservação de produtos. Em Laranjeiras do Sul, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Agricultura e o IDR-Emater também irão distribuir os materiais informativos em atendimentos realizados durante a semana.

Também houve momento de conscientização no saguão do Bloco A dos dois campi, onde foram montados estandes apresentando à comunidade acadêmica a importância da segurança dos alimentos. Nos dois locais era possível observar placas de crescimento microbiano, um alerta sobre o risco de contaminação de alimentos. Também foi entregue o material educativo sobre os cuidados na produção de alimentos.

O tema da segurança dos alimentos foi destaque em um evento on-line com palestras promovidas pela Unifesp e, do qual, a UFFS era uma das instituições parceiras.

Mais sobre o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos foi criado em 2018 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. O tema deste ano destaca a importância de normas e regulamentos para garantir a segurança, a qualidade e a padronização dos alimentos. As normas alimentares abrangem diversos aspectos, como higiene e segurança dos alimentos, rotulagem de alimentos, aditivos alimentares, bem-estar animal, padrões de produção e processamento de alimentos, entre outros. Elas têm como objetivo proteger a saúde dos consumidores e garantir que os alimentos sejam seguros, saudáveis e de qualidade.

Atualmente, cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pelas doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) que são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados, segundo dados da OMS. Embora haja avanços nas pesquisas em segurança dos alimentos e na implementação de sistemas de gestão, treinamentos e análises de risco, as DTHA continuam a ser um problema de saúde pública global (OMS, 2021). Essas doenças são responsáveis por aproximadamente 420 mil mortes anuais e resultam em aumento das despesas médicas, perda de produtividade e redução da qualidade de vida (OMS, 2020).

Galeria de Imagens: