Campus Realeza é palco do I Encontro de Memórias Caboclas

Publicado em: 06 de dezembro de 2016 08h12min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza foi palco para o I Encontro de Memórias Caboclas de Realeza & Sudoeste, no último sábado (3). O evento reuniu a comunidade acadêmica e regional para participar de várias atividades culturais no Bloco dos Professores. O encontro contou com declamação de poesias, roda de viola caipira e muito mais.

A proposta do evento foi desenvolvida por meio do componente curricular Leitura e Produção Textual II, do Curso de Letras, ministrada pela professora Rosiane Moreira da Silva Swiderski. "Nosso objetivo na disciplina era trabalhar o conteúdo de comunicação oral, então buscamos desenvolver uma atividade que trouxesse a história da região por meio de seus próprios habitantes", explicou.

No evento, a música ficou por conta da viola caipira tocada por Valdemar de Almeida, e as declamações poéticas foram feitas pelos alunos do Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, ganhadores do 6º Festival de Poesias Aquela em Verso, e também pelos poetas realezenses, professora Marly Moraes e Renato Álvaro Neis. Histórias do Sudoeste foram contadas pela professora Marly e Juruna e sua girica. Foram servidas comidas e bebidas típicas, como costelão, cuca, pão, milho cozido, mate e tererê.