Campus Realeza: evento marca aniversário da Clínica-Escola de Nutrição

Publicado em: 23 de março de 2015 13h03min / Atualizado em: 06 de março de 2017 17h03min

No dia 27 de março, próxima sexta-feira, a Clínica-Escola de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza completa um ano de atendimento à população. O resultado desse trabalho será apresentado na Aula Magna do curso na data do aniversário. O evento é aberto a toda a comunidade e será às 14 horas, no Auditório do Campus Realeza, no Bloco A.

A Clínica-Escola de Nutrição, no período de março a dezembro de 2014, contabilizou 531 pessoas atendidas, desde crianças a idosos.  Desse total, cada atendimento gerou no mínimo mais três retornos, visando ao acompanhamento. O principal motivo para a procura de tratamento está associado com doenças que resultam do excesso de peso, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, colesterol e triglicerídeos elevados, dentre outras.

De acordo com a coordenadora da Clínica, professora Márcia Fernandes  Nishiyama, o dado mais preocupante foi a classificação do estado nutricional dos pacientes atendidos. "A maioria dos pacientes apresentavam sobrepeso ou obesidade, fatores importantes para o surgimento de doenças crônicas e relacionados com maus hábitos alimentares. No evento de sexta-feira, também vamos apresentar outros dados sobre o perfil dos pacientes", comenta a coordenadora.

Na programação da Aula Magna, também está uma palestra com a temática “A importância da Clínica-Escola de Nutrição na Formação dos Futuros Profissionais Nutricionistas”, que será ministrada pela professora Angélica Rocha de Freitas, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do Campus Guarapuava.