Campus Realeza oferta atendimento gratuito a animais domésticos e silvestres
No ano anterior, mais de 900 animais domésticos e silvestres foram atendidos na Unidade de Medicina Veterinária (UMV), sendo realizadas mais de 300 cirurgias e 500 exames laboratoriais.

Publicado em: 24 de abril de 2015 17h04min / Atualizado em: 07 de março de 2017 12h03min

Com a finalidade de contribuir com a saúde animal, visando melhorar as relações de sanidade e de saúde entre animais e seres humanos, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está desenvolvendo a 2ª edição do programa de extensão que oferta atendimento gratuito a animais domésticos e silvestres. O programa prevê a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos e diagnósticos.

No ano anterior, mais de 900 animais domésticos e silvestres foram atendidos na Unidade de Medicina Veterinária (UMV), sendo realizadas mais de 300 cirurgias e 500 exames laboratoriais. Os atendimentos e procedimentos cirúrgicos são realizados pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, sempre acompanhados por professores e médicos veterinários (técnicos-administrativos em educação).

Os atendimentos não se restringem ao município de Realeza, também são encaminhados para atendimento animais de cidades vizinhas, como Cascavel, Francisco Beltrão, Capitão Leônidas Marques, Planalto, Santo Antônio do Iguaçu, Pato Branco, Pérola do Oeste, Ámpere, Marmeleiro e Barracão, no estado do Paraná. Ainda Dionísio Cerqueira e Palma Sola, no estado de Santa Catarina.

O coordenador do programa, professor Gentil Ferreira Gonçalves, argumenta que a continuidade do programa é importante devido à abrangência e aos cuidados com a saúde pública. "Com essa abrangência, pensou-se em manter o programa, afinal pode-se ofertar atendimento sem custo à população e a órgãos governamentais, como a Polícia Ambiental, no que se refere aos animais silvestres. Neste ano, vamos oferecer serviços de diagnóstico por imagem, exames patológicos, entre outros. O cuidado com os animais está ligado às questões de saúde pública, que também é área de atuação do médico veterinário", ressalta.

O Programa "Atendimento clínico, cirúrgico e laboratorial aos animais de Realeza e região" integra quatro projetos de extensão na modalidade de prestação de serviços, sendo interdependentes e realizados em paralelo. Pelos projetos estão previstos serviços de clínica médica de animais domésticos e silvestres, através do serviço de saúde única, serviço de clínica cirúrgica e imaginologia veterinária, serviço de anestesiologia veterinária, serviço de diagnóstico anatomopatológico, citopatológico, hematológico e bioquímico em animais.

Para que seu animal de estimação seja atendido gratuitamente pelo programa, basta ligar para (46) 3543-8347 e agendar uma consulta. O responsável pelo animal deve apresentar RG e CPF para o preenchimento da ficha de atendimento.