Campus Realeza oferta curso para criação de aplicativos
O curso é destinado a professores e aos demais profissionais da educação, sendo ofertadas 10 vagas.

Publicado em: 03 de maio de 2017 13h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 13h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, por meio do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), oferta curso básico de criação de aplicativos para dispositivos móveis. Esta é a segunda edição do curso, que utiliza a ferramenta MIT App Inventor para o  desenvolvimento de aplicativos básicos para celulares e tablets na plataforma Android.

O curso é destinado a professores e aos demais profissionais da educação, sendo ofertadas 10 vagas, divididas entre a comunidade acadêmica e regional. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio, pelo site do LIFE: www.uffsliferealeza.blogspot.com.br/.

As aulas iniciam no dia 23 de maio e o encerramento será no dia 6 de junho. Os encontros serão realizados uma vez por semana, no horário das 19h às 22h40, no Laboratório 202 (Bloco 02), do Campus Realeza.

De acordo com o coordenador, Ademir Roberto Freddo, o curso contempla a introdução à ferramenta App Inventor, a instalação dos aplicativos criados na ferramenta para celular, a introdução à lógica por blocos visuais, bem como a utilização dos recursos de celular na programação e no desenvolvimento de aplicativos básicos para a área educacional.

Sobre o App Inventor

O App Inventor para Android é uma aplicação de código aberto criada pela Google e administrada atualmente pelo Massachusetts Instituteof Technology (MIT). O App Inventor utiliza uma interface gráfica que permite a iniciantes em linguagem de programação criar aplicativos para dispositivos móveis através de objetos visuais.

Sobre o LIFE

O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Campus Realeza busca incentivar o uso das novas linguagens e tecnologias para a produção de conteúdos digitais multimídia aplicáveis à Educação Básica.

O LIFE está articulado com os cursos de Licenciatura ofertados no Campus Realeza (Ciências Biológicas, Física, Letras: Português e Espanhol, Química) e aos demais programas voltados à formação de educadores. Também conta com propostas de atividades de integração com os bacharelados em Nutrição e Medicina Veterinária, em ações voltadas à saúde pública, segurança alimentar e educação nutricional.