Campus Realeza prepara 6ª edição da Semana do Diversa
Nos dias 17 e 18 de outubro, a Semana do Diversa no Campus Realeza inicia com o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC). Também há espaço para minicursos, oficinas, palestras e debates.

Publicado em: 11 de outubro de 2016 12h10min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)  – Campus Realeza está preparando a 6ª Edição da Semana do Diversa (Dias de Integração: Vivendo em Rede o Saber e a Arte na UFFS), entre os dias 17 e 21 de outubro. Trazendo uma programação especial com atividades culturais, debates, minicursos e oficinas, o evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica e regional, bem como estimular a formação diversificada e multidisciplinar de saberes e expressões artísticas.

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Semana do Diversa no Campus Realeza inicia com o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC). É neste momento que os resultados de projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão são apresentados à comunidade. Neste ano, haverá um total de 184 apresentações.

Para a abertura, no dia 17, está programado um debate a respeito da inserção da UFFS na região Sudoeste do Paraná, abordando contextos históricos e econômicos. O debate será conduzido pelos professores Altamir Thimóteo e Antônio Marcos Myskiw, atual diretor do Campus Realeza. A atividade se inicia às 19h, no Auditório do Bloco A.

Minicursos e Oficinas

Na Semana do Diversa também há espaço para minicursos e oficinas. As atividades abordam temas acadêmicos, assim como práticas culturais. As inscrições são gratuitas e podem realizadas até esta sexta-feira (14), ao meio-dia, na Secretaria Acadêmica, localizada no Bloco A, sala 103.

Ao todo, são ofertados oito minicursos e mais nove oficinas. Entre as atividades estão oficinas de culinária, fotografia básica, análise linguística, biologia molecular, práticas de yoga, jogos teatrais, dança de salão, bioconstrução, hortas verticais e muito mais.

Debates e Palestras

As rodas de debates se iniciam na tarde do dia 17 de outubro, às 14h, no Auditório do Bloco dos Professores, a partir do documentário "Uma verdade mais que inconveniente", que aborda as consequências do aquecimento global em relação ao consumo desenfreado.

Também serão temas de debate: "Teoria crítica, interdisciplinaridade e educação" (Dia 18/10), "Contaminação alimentar" (Dia 19/10), "Educação do/no campo" (Dia 20/10) e "Construção do projeto de ser professor (Dia 20/10).

E para marcar a Campanha do Outubro Rosa, haverá uma palestra sobre o câncer de mama, com a médica ginecologista e mastologista Lilian Medina, no dia 19 de outubro, às 14h, no Auditório do Bloco A.

Visitação de escolas

Outra ação importante da Semana do Diversa é apresentar os cursos de Graduação aos estudantes da rede básica de ensino. Para isso, foi reservado o dia 19 de outubro, nos horários das 8h às 11h e das 19h30min às 22h. As visitas são guiadas e os participantes são convidados a realizarem diversas atividades práticas envolvendo todos os cursos do Campus.

As escolas interessadas em participar da visitação podem entrar em contato com a Comissão responsável pelo telefone (46) 3543-8309 ou pelo e-mail sepe.re@uffs.edu.br.

Para mais detalhes de toda a programação do evento acesse o site http://semanadodiversa.blogspot.com.br/