Clínica-Escola de Nutrição oferta atendimento gratuito à população de Realeza e região

Publicado em: 11 de março de 2014 13h03min / Atualizado em: 22 de março de 2017 13h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza contará com mais um espaço de atendimento à população. A partir do dia 17 de março, iniciam as atividades da Clínica Escola de Nutrição. O local integrará as ações de ensino, pesquisa e extensão, habilitando os futuros nutricionistas para a atuação participativa e colaborativa junto à comunidade, além de ofertar atendimento qualificado à população do município de Realeza e da região.

A Clínica-Escola de Nutrição contará com serviços nas áreas de avaliação e diagnóstico nutricional, educação nutricional, reeducação alimentar e acompanhamento ambulatorial de indivíduos e grupos específicos da população. A consulta nutricional será individualizada ou dirigida a grupos específicos, abrangendo todos os ciclos de vida (gestantes, lactentes, escolares, adolescentes, adultos e idosos). Os participantes receberão orientações para a prática de alimentação saudável, assim como recomendações alimentares para doenças específicas, por exemplo, o diabetes.

Além de beneficiar a população, a Clínica também é um local de aprendizado aos acadêmicos do curso de Nutrição da UFFS – Campus Realeza, conforme destaca Márcia. “Os acadêmicos irão vivenciar os ensinamentos teóricos na prática. Eles poderão visualizar o paciente, treinar sua escuta em relação às necessidades do paciente, sempre de maneira a atender as características dessa pessoa, observando sua condição socioeconômica e seu tempo disponível para o preparo da alimentação. Todos os atendimentos serão individuais, assim como a prescrição do plano alimentar, o qual é elaborado de acordo com a altura, o peso, a idade, o sexo do paciente”.

Agendamento

O atendimento na Clínica Escola de Nutrição é aberto a todos, sendo a preferência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiários do Bolsa Família. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. O agendamento das consultas pode ser realizado pelo telefone 3543-2355, durante o horário de atendimento, ou pessoalmente.

Espaço

A Clínica Escola de Nutrição está localizada na Avenida Bruno Zuttion, número 4001, no centro de Realeza. O local conta com três consultórios de atendimento individual, uma sala de avaliação nutricional, duas salas de aula para palestras e reuniões em grupo, sala de estagiários, sala da coordenação e recepção.

A coordenadora da Clínica, professora Márcia Fernandes Nishiyama, explica que as consultas serão realizadas pelos acadêmicos do curso de Nutrição, sempre acompanhados pela nutricionista responsável técnica, pela coordenação e vice-coordenação da Clínica. “A maioria da população não tem acesso ao serviço do nutricionista, pois geralmente é cobrado ou não ofertado pelos planos de saúde. Na Clínica Escola de Nutrição esse atendimento é gratuito, o acesso é fácil e podemos trabalhar com a prevenção e até o tratamento de outras patologias. As pessoas atendidas poderão expor suas necessidades em saúde aos estagiários, que supervisionados pelos docentes nutricionistas, encontrarão as melhores condutas a serem tomadas em relação à alimentação”.