Curso de Ciências Biológicas do Campus Realeza promove XI Semana Acadêmica

Publicado em: 06 de junho de 2023 15h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2023 10h06min

De 19 a 22 de junho, será realizada a XI Semana Acadêmica de Biologia (XI SABio) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Com a temática "A licenciatura como ponto de partida", o evento trará atividades abordando os diferentes ramos de atuação na área de Ciências Biológicas, práticas de ensino, além de oficinas sobre astronomia, técnicas laboratoriais, animais silvestres, apicultura e terrários.

As inscrições para participação no evento já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 16 de junho. Os interessados devem acessar o perfil @monitoriadebiologiauffs, no Instagram, e preencher o formulário de inscrição disponibilizado. A taxa de inscrição é de R$ 15. As orientações para o pagamento estão no formulário.

Na noite de abertura, no dia 19, os professores Felipe Beijamini (UFFS/Realeza) e Fernanda Aparecida Meglhioratti (Unioeste/Cascavel) abordarão suas trajetórias como pesquisadores e professores, formação acadêmica e implicações de escolhas profissionais para a prática de ensino. Nos dias 20 e 21, serão realizadas cinco oficinas e um minicurso em áreas diversas. No último dia do evento, 22, ocorrerá o II Encontro de Egressos, ocasião em que profissionais formados pela UFFS compartilharão suas trajetórias de atuação.

Paralelamente a XI SABio, também serão realizados concurso fotográfico, mostra didática, feirinha com produções artesanais e a Bioblitz-Realeza, uma atividade que convida a comunidade para registrar a biodiversidade local. As instruções e regulamentos completos de cada uma das atividades estão disponíveis no perfil @monitoriadebiologiauffs, no Instagram. Confira a descrição de cada uma:

Bioblitz-Realeza

O BioBlitz é um evento mundial de ciência cidadã que reúne profissionais da área científica, estudantes e apaixonados por natureza na busca por documentar e divulgar a biodiversidade de uma área específica em um curto período de tempo. Para isso, será utilizado o aplicativo iNaturalist, sendo necessário marcar o projeto Bioblitz-Realeza. A ideia é estimular educadores, estudantes e comunidade para documentar a maior quantidade de espécies possível, entre plantas, insetos, aves, mamíferos e outros seres.

O BioBlitz-Realeza será de 5 a 22 de junho e é uma realização da Coleção Biológica (Plantas-REAL) e da UFFS, com apoio da Prefeitura de Realeza.

Concurso Fotográfico

O III Concurso de Fotografia da XI SABio tem como tema “Conhecendo e divulgando BIOdiversidade”. Podem participar os estudantes matriculados no curso de Ciências Biológicas da UFFS – Campus Realeza e os participantes inscritos na XI SABio. A inscrição para o concurso terminará às 00h, do dia 18 de junho. As fotografias enviadas devem ter relação com a temática do concurso.

Mostra didática

O objetivo dessa ação é socializar os materiais didáticos que foram elaborados a partir dos componentes curriculares do curso de Ciências Biológicas da UFFS – Campus Realeza. Os interessados devem inscrever o trabalho até o dia 13 de junho, descrevendo o material didático a ser exposto, objetivo e articulação com o ensino de Ciências e Biologia.

Feirinha de Artesanato Fazendo Arte

Podem participar os estudantes matriculados no curso de Ciências Biológicas da UFFS – Campus Realeza e os participantes inscritos na XI SABio. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas para expositores. Inscrições abertas até o dia 12 de junho.

Galeria de Imagens: