Curso de Medicina Veterinária do Campus Realeza finaliza 5ª Semana Acadêmica
Nesta edição, são trabalhados temas voltados à saúde pública, além de minicursos para o atendimento de equinos, ovinos, bovinos, aves silvestres, e pequenos animais.

Publicado em: 11 de novembro de 2016 17h11min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

O curso de Medicina Veterinária da UFFS – Campus Realeza promove, entre os dias 7 e 11 de novembro, sua 5ª Semana Acadêmica do curso. Nesta edição, são trabalhados temas voltados à saúde pública, além de minicursos para o atendimento de equinos, ovinos, bovinos, aves silvestres, e pequenos animais. O evento é organizado pela Coordenação do curso, em conjunto com o Centro Acadêmico.

Segundo a professora Fabíola Dalmolin, integrante da equipe de organização, as atividades do evento estão preocupadas em atender áreas específicas, como a clínica de equinos, saúde de populações e bem-estar animal. "Devido à grande especialização que a Medicina Veterinária está sofrendo, ainda não contamos com profissionais de todas as áreas no nosso grupo de trabalho. Por isso, sugerimos atividades para complementar a grade curricular do curso, bem como atender ao anseio dos estudantes", explicou.

A programação da Semana Acadêmica constitui-se de cinco palestras e mais 14 minicursos, a maioria voltados à prática. "Todas as atividades práticas previstas foram aprovadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UFFS. Então, em alguns casos prestamos atendimento a animais que precisavam de tratamento clínico-cirúrgico, de acordo com a especialidade. Para outras atividades, utilizamos peças anatômicas doadas por frigoríficos da região", salientou Fabíola Dalmolin.

Para o encerramento das atividades, nesta sexta-feira (11), ocorrem diferentes workshops com palestras. Também integrou-se ao evento o "Seminário Básico de Responsabilidade Técnica", que contou com a participação de acadêmicos e profissionais formados na área. O seminário, realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, abordou a responsabilidade civil, administrativa, penal e socioambiental do médico veterinário e do zootecnista.