Curso de Nutrição da UFFS - Campus Realeza participa de campanha em comemoração ao Dia Mundial da Saúde
O alvo da campanha deste ano, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é a hipertensão arterial. O objetivo é promover a conscientização sobre as causas e consequências da doença e motivar a mudança de comportamentos que possam provocar a hipertensão.

Publicado em: 03 de abril de 2013 12h04min / Atualizado em: 10 de abril de 2017 15h04min

Para comemorar do Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, a Secretaria Municipal de Saúde de Realeza e a Pastoral da Criança organizaram uma série de atividades gratuitas à população, como a realização de exames e avaliação nutricional. O trabalho foi desenvolvido na Praça da Igreja Matriz em Realeza, durante toda a manhã desta quarta-feira (3).

O alvo da campanha deste ano, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é a hipertensão arterial. O objetivo é promover a conscientização sobre as causas e consequências da doença e motivar a mudança de comportamentos que possam provocar a hipertensão.

O curso de Nutrição da UFFS – Campus Realeza contribui nas orientações sobre alimentação saudável, além de realizar a avaliação nutricional, que consiste na verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), aliada à avaliação da circunferência da cintura, que constata a presença de risco cardiovascular. As atividades integram os projetos “Ações educativas em alimentação e nutrição” e “Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde”, inseridos no Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan).

Entre as ações educativas mostradas à população, estava o uso de ervas aromáticas que podem ser utilizadas para driblar o excesso de sal na dieta, um dos principais vilões para os hipertensos. “Aos poucos se faz a redução do sal, na proporção que se aumenta adição das ervas. São ervas que agradam o paladar”, explica a coordenadora do Programa Nutrisan, Amélia Dreyer Machado.

As enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Realeza realizaram o exame de glicemia e a aferição da pressão arterial. Já a Pastoral da Criança orientou e forneceu plantas medicinais à população.

Ainda segundo Amélia, a hipertensão arterial atinge um a cada três brasileiros, entre adultos e idosos. “Campanhas como essa servem de alerta para a população. É sempre bom cuidar, antes que os agravos aconteçam. É importante destacar também que orientação, bons hábitos alimentares e atividade física regularmente são essenciais para a prevenção de qualquer doença”, lembra.

A mesma atividade será realizada no município de Santa Izabel do Oeste, nesta sexta-feira (5), das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h, em frente ao Centro Cultural. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, em parceria com a UFFS – Campus Realeza e demais entidades.

Sobre o Dia Mundial da Saúde

Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, o Dia Mundial da Saúde foi instituído devido à preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.