Curso de Nutrição do Campus Realeza recebe estudante alemão para estágio
Estudante participou de aulas teóricas e práticas do curso de Nutrição e conheceu as atividades do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional.

Publicado em: 28 de maio de 2019 14h05min / Atualizado em: 28 de maio de 2019 16h05min

Durante cerca de dois meses, o estudante alemão Alexander Bartosch conheceu projetos e pesquisas desenvolvidos pelo curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Formado em Educação Física, Bartosch faz sua segunda graduação em Nutrição na Universidade de Ciências Aplicadas na cidade de Münster, na Alemanha. O estudante veio ao Brasil para realizar um estágio e buscar novas experiências.

Em Realeza, Bartosch participou de aulas teóricas e práticas do curso de Nutrição, assim como visitou escolas e estabelecimentos comerciais atendidos pelo Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional. O programa é constituído por três projetos que atuam na atenção primária à saúde, em boas práticas de manipulação de alimentos e na atenção nutricional na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS.

Nessas visitas e em conversas com professores e participantes dos projetos, Bartosch diz que a experiência foi bastante significativa. “Antes de estar aqui, no Brasil, esperava que as diferenças na área da Nutrição, na cidade e na universidade fossem maiores, mas, na verdade, é tudo muito parecido. Existem diferenças sociais, mas apesar disso, não são tão grandes”, comentou.

Estudante alemão também participou das atividades do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Ariel Tavares/UFFS)

Um dos aspectos mais difíceis de superar foi a adaptação ao idioma, segundo Bartosch: “Sobre o ensino, não entendi todas as conversas, foi um pouco difícil aprender por conta do idioma, tornando-se cansativo”. Por outro lado, o estudante achou divertido e tranquilo trabalhar com as crianças na escola sobre alimentação saudável: “Elas já sabem bastante sobre esse assunto, sabem que comer legumes e saladas é mais saudável e excesso de sal e gorduras não são bons”.

Coordenando as atividades realizadas pelo estudante, a professora Rozane Márcia Triches explica que a oportunidade de intercâmbio surgiu a partir das ações do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Campus de Laranjeiras dos Sul, do qual ela também faz parte. “Quando realizei o pós-doutorado, no ano passado, fui convidada para dar um curso sobre Cultura Alimentar e Políticas Públicas de Alimentação no Brasil na Universidade de Ciências Aplicadas na cidade de Münster, foi nesse momento que conversei com o aluno. Assim, foi realizado o convênio entre as duas instituições e o estudante ficou algumas semanas em Laranjeiras do Sul, conhecendo as experiências do Mestrado, e algumas semanas aqui no curso de Nutrição de Realeza”.

A professora também destaca a importância da parceria entre as instituições, o que promove a internacionalização da UFFS. “A troca de experiências e de conhecimentos nos abre horizontes, nos faz ver além de nossa cultura e nos enriquece enquanto pessoas, profissionais e pesquisadores. A Universidade de Ciências Aplicadas de Münster tem aberto as suas portas e seus gestores têm se demonstrado muito interessados em receber nossos alunos e professores que pretendam realizar estágios, intercâmbios e pós-graduações. Isso é muito importante para a internacionalização de nossa Universidade, principalmente no que tange à pesquisa e pós-graduação”, completou.