Publicado em: 28 de maio de 2019 14h05min / Atualizado em: 28 de maio de 2019 16h05min
Durante cerca de dois meses, o estudante alemão Alexander Bartosch conheceu projetos e pesquisas desenvolvidos pelo curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Formado em Educação Física, Bartosch faz sua segunda graduação em Nutrição na Universidade de Ciências Aplicadas na cidade de Münster, na Alemanha. O estudante veio ao Brasil para realizar um estágio e buscar novas experiências.
Em Realeza, Bartosch participou de aulas teóricas e práticas do curso de Nutrição, assim como visitou escolas e estabelecimentos comerciais atendidos pelo Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional. O programa é constituído por três projetos que atuam na atenção primária à saúde, em boas práticas de manipulação de alimentos e na atenção nutricional na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS.
Nessas visitas e em conversas com professores e participantes dos projetos, Bartosch diz que a experiência foi bastante significativa. “Antes de estar aqui, no Brasil, esperava que as diferenças na área da Nutrição, na cidade e na universidade fossem maiores, mas, na verdade, é tudo muito parecido. Existem diferenças sociais, mas apesar disso, não são tão grandes”, comentou.
Estudante alemão também participou das atividades do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Ariel Tavares/UFFS)
Um dos aspectos mais difíceis de superar foi a adaptação ao idioma, segundo Bartosch: “Sobre o ensino, não entendi todas as conversas, foi um pouco difícil aprender por conta do idioma, tornando-se cansativo”. Por outro lado, o estudante achou divertido e tranquilo trabalhar com as crianças na escola sobre alimentação saudável: “Elas já sabem bastante sobre esse assunto, sabem que comer legumes e saladas é mais saudável e excesso de sal e gorduras não são bons”.
Coordenando as atividades realizadas pelo estudante, a professora Rozane Márcia Triches explica que a oportunidade de intercâmbio surgiu a partir das ações do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Campus de Laranjeiras dos Sul, do qual ela também faz parte. “Quando realizei o pós-doutorado, no ano passado, fui convidada para dar um curso sobre Cultura Alimentar e Políticas Públicas de Alimentação no Brasil na Universidade de Ciências Aplicadas na cidade de Münster, foi nesse momento que conversei com o aluno. Assim, foi realizado o convênio entre as duas instituições e o estudante ficou algumas semanas em Laranjeiras do Sul, conhecendo as experiências do Mestrado, e algumas semanas aqui no curso de Nutrição de Realeza”.
A professora também destaca a importância da parceria entre as instituições, o que promove a internacionalização da UFFS. “A troca de experiências e de conhecimentos nos abre horizontes, nos faz ver além de nossa cultura e nos enriquece enquanto pessoas, profissionais e pesquisadores. A Universidade de Ciências Aplicadas de Münster tem aberto as suas portas e seus gestores têm se demonstrado muito interessados em receber nossos alunos e professores que pretendam realizar estágios, intercâmbios e pós-graduações. Isso é muito importante para a internacionalização de nossa Universidade, principalmente no que tange à pesquisa e pós-graduação”, completou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação