Curso de Nutrição participa de atividades no Dia Mundial da Saúde em Realeza
Objetivo é orientar a população sobre alimentação saudável, dando destaque a orientações nutricionais relacionadas ao tema do Dia Mundial da Saúde – a depressão

Publicado em: 07 de abril de 2017 12h04min / Atualizado em: 07 de abril de 2017 14h04min

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, neste 7 de abril, a Prefeitura de Realeza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou diversos setores da saúde e entidades para realizar campanhas de conscientização no centro da cidade. Entre as instituições, estava o curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Professoras e acadêmicas repassaram orientações quanto aos cuidados alimentares.

Quem passou pelo estande da Universidade pôde fazer a avaliação do estado nutricional, que consiste na verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), um método simples e rápido para obter a informação se o paciente está abaixo do peso normal, acima do peso ideal ou obeso. As acadêmicas ainda verificaram a medida da circunferência da cintura, que ajuda a indicar o risco de doenças cardiovasculares.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Márcia Fernandes Nishiyama, o objetivo é orientar a população de maneira geral sobre alimentação saudável, dando destaque também às orientações nutricionais relacionadas ao tema do Dia Mundial da Saúde, a depressão. "A Prefeitura está oferecendo exames rápidos, como aferição da pressão arterial e exame de glicose. Quando identificadas alterações, já orientamos os pacientes. Porém, se qualquer pessoa tiver dúvidas sobre alimentação, estamos aqui para esclarecer", ressaltou.

Aos que necessitam de atendimento personalizado, podem buscar a referência da Clínica-Escola de Nutrição da UFFS. As consultas são realizadas pelos acadêmicos do curso de Nutrição, que estão sempre acompanhados pela nutricionista responsável técnica, pela Coordenação e Vice-Coordenação do local. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O agendamento das consultas pode ser realizado pelo telefone (46) 3543-2355. A Clínica está localizada na Avenida Bruno Zuttion, número 4001, no centro de Realeza.

Mais sobre o Dia Mundial da Saúde

Neste Dia mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu dar um recado sobre a depressão. A doença, de acordo com a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida.

Em Realeza, uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) forneceu orientações à população sobre a doença que causa angústia e, muitas vezes, interfere na realização de atividades mais simples do dia a dia.

Outras equipes de saúde também realizaram teste de glicose, aferição de pressão arterial e alertaram a população quanto ao combate ao Aedes aegypit, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além da UFFS – Campus Realeza e as equipes vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, também participaram das atividades do Dia Mundial da Saúde: Defesa Civil, SAMU, Pastoral da Criança, Rotaract, entre outros.