Curso de Química do Campus Realeza promove IV Encontro Acadêmico em junho
O evento contará com palestras e minicursos, além de uma Feira do Conhecimento, especialmente direcionada aos alunos da Educação Básica.

Publicado em: 21 de maio de 2018 15h05min / Atualizado em: 22 de maio de 2018 18h05min

No período de 11 a 15 de junho, será realizado o IV Encontro Acadêmico do curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza. O evento contará com palestras e minicursos, além de uma Feira do Conhecimento, especialmente direcionada aos alunos da Educação Básica, envolvendo a elaboração de experimentos e explicações na área de Química e Ciências. A participação na Feira é gratuita e aberta a estudantes e professores da Educação Básica.

Os interessados em participar das palestras e minicursos devem realizar a inscrição pelo site https://eaquimuffs.blogspot.com/. O valor é de R$ 15,00 para participação no evento em palestras e minicursos, sendo as vagas limitadas. Para o minicurso em Produção de Cerveja Artesanal será cobrada uma taxa extra de R$ 20,00. A organização do evento é da professora Fernanda Oliveira Lima, do curso de Química do Campus Realeza, da Coordenação do Curso e do Centro Acadêmico.

A abertura do evento, no dia 11 de junho, na Casa da Cultura de Realeza, tem como proposta debater “Das Disciplinas à Indisciplina”. O título faz referência a obra do professor Attico Inacio Chassot, convidado para ministrar a palestra. Com uma vasta experiência na alfabetização científica e no ensino de Ciências na América Latina, o palestrante propõe um ensino que supere os limites disciplinares, apostando numa abordagem de entendimento integral dos fenômenos no campo das ciências humanas e naturais.

A Feira do Conhecimento será realizada no dia 15 de junho, nos Laboratórios da UFFS, no período da tarde e da noite. Serão realizadas experimentos químicos que explicam fenômenos do cotidiano, como a ação antioxidante em materiais, biodigestores e outras diversas reações químicas. Os experimentos serão feitos pelos acadêmicos do curso de Química.

Confira a programação completa:

11/06 - Segunda-feira

Local: Casa de Cultura de Realeza

19h: Palestra “Da Disciplina à Indisciplina”, com professor Attico Inacio Chassot

12/06 - Terça-feira

Minicursos - Laboratórios da UFFS

Das 19h às 22h40

1) Produção de Cerveja Artesanal - Everton Pizato (UFFS/Realeza) e Carlos Eduardo Cereto (UFFS/Realeza) - 20 vagas

2) Fotografia na Educação Química - Márcia Borin da Cunha (Unioeste/Toledo) - 20 vagas

3) Educação Sexual, que Bicho é Esse? - Franciele Lorenzi (UFFS/Realeza) - 25 vagas

4) A Contribuição da Poesia de Primo Levy na Produção do Conhecimento em Química -  Jackson Luis Martins Cacciamani (UFFS/Realeza) - 25 vagas

5) Irradiação de Micro-ondas Aplicada à Síntese Orgânica - Lucas Wolf (UFFS/Realeza) - 20 vagas