Curso de Química do Campus Realeza promove Encontro Acadêmico entre os dias 21 e 24 de novembro
O evento será realizado no período de 21 a 24 de novembro.

Publicado em: 09 de novembro de 2022 14h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2022 15h11min

O curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza convida a comunidade para participar do VII Encontro Acadêmico (EAQUIM). O evento será realizado no período de 21 a 24 de novembro, sendo destinado aos acadêmicos do curso, aos professores e estudantes da Educação Básica e aos demais interessados pelo ensino de Química e seus conceitos.

A programação do evento inclui debates e oficinas sobre desafios da divulgação científica em tempos de fake news, enfrentamento ao bullying, aspectos sobre educação e relações étnico-raciais, formação do professor de química, ensino de ciências, fotografia científica, produção de cerveja artesanal, óleos essenciais e aplicação de resíduos vítreos na construção civil e reciclagem. Também haverá um momento de divulgação dos materiais didáticos produzidos em diferentes componentes curriculares por acadêmicos do curso de Química.

Inscrições

Para confirmar a participação, basta o interessado acessar o site bit.ly/eaquimuffs e realizar o preenchimento do formulário on-line. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 10, porém estudantes da educação básica estão isentos de pagamento. As instruções para o pagamento estão disponíveis no site.

Programação

Dia 21/11 (Segunda-feira)

Local – Auditório do Bloco dos Servidores

19h: Cerimônia de abertura

19h20: Palestra “Fato ou Fake: a divulgação da ciência em tempos de (des)informação” - Profa. Dra. Marcia Borin da Cunha (UNIOESTE/Toledo)

20h40: Coffee Break

21h10: Palestra “Bullying e ansiedade: problemáticas atuais na área da Educação” - psicóloga Jusiene Denise Lauermann (UFFS/Realeza) e Prof. Dr. Ronaldo Aurélio Gimenes Gárcia (UFFS/Realeza)

21h10 às 22h30: Oficina (parte 1): Cerveja artesanal: a produção e a exploração temática sob o enfoque CTSA – Mestre-cervejeiro Dr. Adriano Antonio Silva (UFFS/Realeza) e Dra. Shirani Kaori Haraguchi (UFFS/Realeza) – Local: Bloco de Laboratórios 2, Laboratório 206

 

Dia 22/11 (Terça-feira)

19h às 22h30: Oficinas

- Oficina (parte 2): Cerveja artesanal: a produção e a exploração temática sob o enfoque CTSA – Mestre-cervejeiro Dr. Adriano Antonio Silva (UFFS/Realeza) e Dra. Shirani Kaori Haraguchi (UFFS/Realeza) – Local: Bloco de Laboratórios 2, Laboratório 206

- Oficina Uma imagem vale mais que mil palavras? Reflexões sobre a fotografia e o Ensino de Ciências - Prof. Dra. Marcia Borin da Cunha (UNIOESTE/Toledo) – Local: Bloco de Laboratórios 1, Laboratório 107

- Oficina Produção de óleos essenciais - Prof. Dr. Fagner Luiz da Costa Freitas (UFFS/Realeza) – Local: Bloco de Laboratórios 2, Laboratório 205

 

Dia 23/11 (Quarta-feira)

Local: Auditório do Bloco dos Servidores

19h: Palestra “Educação para as Relações Étnico-Raciais: desafios na formação docente” - professores convidados: Ana Queiroz Pedro, Dra. Suzana Ferreira e Ms. Paulo Duarte (UFFS/Realeza)

20h30: Coffee Break

21h: I Mostra de Materiais Didáticos de Química – Local: Saguão Bloco A

 

Dia 24/11 (Quinta-feira)

Local: Auditório do Bloco dos Servidores

19h: Palestra “Resíduos vítreos de catalisadores e biocidas a materiais para construção civil” - Dr. Ricardo Schneider (UTFPR/Toledo)

21h: Confraternização de encerramento e apresentação cultural