Curso "Pesquisar na Escola" recebe mais 2.800 inscrições

Publicado em: 15 de abril de 2015 13h04min / Atualizado em: 07 de março de 2017 12h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) divulgou, nesta terça-feira (14), o resultado final de seleção de cursistas que irão participar do curso “Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica”. Foram mais 2.800 brasileiros inscritos, o que impossibilitou a divulgação do resultado no dia 06 de abril, conforme estabelecia o cronograma. O curso é destinado a professores brasileiros, paraguaios e argentinos.

Foram ofertadas 1.500 vagas, dessas 1.150 foram destinadas para brasileiros, entretanto a quantidade de interessados foi tão grande que foram ampliadas o número de vagas, passando para 1.350. "Na primeira chamada foram 1.016 os candidatos que enviaram a documentação necessária para participar do curso e receberão orientações quanto a matrícula em breve. Há 334 candidatos que ainda podem ser selecionados, desde que enviem a comprovação de que atuam como professores", explica a professora Danielle Nicolodelli Tenfen, coordenadora pedagógica do curso.

O Edital nº 333/UFFS/2015 contém a lista com a homologação dos selecionados na primeira chamada e também traz os selecionados que não encaminharam a documentação necessária. Neste caso, o candidato deve enviar o documento comprobatório de atuação como professor para efetivar a participação no Curso. O prazo para envio será até 17 de abril, via e-mail pesquisarnaescola@gmail.com .

O preenchimento das vagas restantes se confirma com o envio da documentação necessária, sendo o único critério de classificação a ordem do envio dos documentos solicitados, conforme edital, independente da categoria para a qual o candidato se inscreveu.

A confirmação da matrícula será feita pelo recebimento de e-mail com as orientações

para acesso ao Moodle, a partir de 22 de abril. O candidato deverá verificar sua caixa de e-mail, incluindo a caixa de lixo eletrônico, para seguir as orientações do Curso.

Nova seleção de tutores

Já pelo Edital nº 334/UFFS/2015, foi aberta nova seleção de tutores para preencher vagas remanescentes. Serão oferecidas cinco vagas, sendo uma para Realeza, duas para Guarapuava e duas para Curitiba.

As inscrições deverão ser efetuadas enviando toda a documentação solicitada para o e-mailpesquisarnaescola@gmail.com, em arquivo único, no formato PDF, constando nome do candidato e a expressão “TUTORIA” no assunto do e-mail. As inscrições deverão ser enviadas até as 23h59min, do dia 17 de abril.

Para acessar os editais, bastar entrar no site www.uffs.edu.br e selecionar o link Boletim Oficial>Editais.

Sobre o curso "Pesquisar na Escola"

O projeto é desenvolvido em parceria com a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), sendo financiado pelo Ministério da Educação. O curso é destinado aos professores que atuam na Educação Básica, em qualquer área de conhecimento, nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio brasileiro e em nível equivalente no Paraguai e na Argentina.

O objetivo do curso é promover o compartilhamento de saberes acerca da pesquisa científica, seus fundamentos, objetos, métodos e formas de divulgação, visando ao desenvolvimento da autonomia, de modo que os professores orientem trabalhos de Iniciação Científica de seus alunos, tanto em nível Fundamental (anos finais), quanto de Ensino Médio.

O curso é oferecido pela UFFS, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil e Paraguai, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidad Nacional de Misiones.