Evento marca abertura das atividades do Pibid no Campus Realeza
No Campus Realeza, o Pibid iniciou em 2011 e foi desenvolvido pelos cursos de Ciências Naturais e Letras: Português/Espanhol. A segunda edição inicia em 2014 com cinco subprojetos, nas áreas de Letras: Português/Espanhol, Ciências Biológicas, Química, Física e um projeto interdisciplinar em Ciências da Natureza.

Publicado em: 18 de março de 2014 15h03min / Atualizado em: 22 de março de 2017 13h03min

Nessa terça-feira (18), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza iniciou as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Neste ano, serão desenvolvidos cinco subprojetos, nas áreas de Letras: Português/Espanhol, Ciências Biológicas, Química, Física e um projeto interdisciplinar em Ciências da Natureza. O evento de abertura contou com a presença de bolsistas e professores das várias instituições participantes do programa, além do pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, e do diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen.

Durante o evento, os participantes da edição anterior do Pibid fizeram um relato das atividades desenvolvidas e ainda a coordenadora Institucional do Pibid na UFFS, professora Maria Lúcia Marocco Maraschin, fez uma apresentação sobre a organização técnica do programa, pautada nos princípios institucionais da UFFS e na proposta pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo o coordenador acadêmico do Campus Realeza, professor Clóvis Alencar Butzge, o evento marca uma transição, já que nessa segunda edição o Pibid foi ampliado. “O evento é uma forma de boas-vindas àqueles que estão se inserindo ao programa e permite um planejamento das ações de forma integrada. A ideia primeira é que os subprojetos Pibid estarão articulados com o corpo docente e discente dos cursos. Segundo, os subprojetos devem ter uma integração forte com as escolas, por isso a participação delas nesse evento. E em terceiro, não vemos esses subprojetos atuando separadamente, em vários momentos as ações serão coletivas”, destacou.

Representando os diretores das escolas parceiras, o diretor do Colégio Estadual Doze de Novembro, professor Agostino Munaro, falou sobre a importância do Pibid. “O programa ajuda a alavancar os conhecimentos, dando uma estrutura maior para o futuro e contribuindo para a transformação da nossa região. É de suma importância que ações como essa sejam ampliadas para que mais escolas da região possam ser atendidas”.

Pibid em números

Este ano, o Pibid na UFFS – Campus Realeza contará com 69 bolsistas, sendo 25 na área de Letras: Português/Espanhol, 10 em Ciências Biológicas, 10 em Física, 10 no projeto interdisciplinar em Ciências da Natureza e 14 em Química. Ao todo, serão 13 professores supervisores nas escolas e seis professores coordenadores da UFFS – Campus Realeza, além de professores colaboradores.

Serão parceiros as seguintes instituições de ensino Colégio Estadual Doze de Novembro, Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, Colégio Estadual João Paulo II, Colégio Estadual de Flor da Serra, todos de Realeza. Em Santa Izabel do Oeste, será o Colégio Estadual Guilherme de Almeida e, em Capanema, o Colégio Estadual Rocha Pombo.