Mestrado em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável da UFFS tem primeira dissertação defendida
A pesquisa verificou que o iohexol também pode ser utilizado para os exames em aves, especialmente em calopsitas. O iohexol é um produto farmacêutico de uso diagnóstico, sendo comumente aplicado na realização de exames de radiografia em mamíferos.

Publicado em: 25 de junho de 2019 12h06min / Atualizado em: 25 de junho de 2019 15h06min

A manhã desta terça-feira (25) foi marcada pela primeira defessa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A estudante Bruna Naiara Moresco, que também é graduada em Medicina Veterinária pela UFFS, apresentou o estudo sobre a utilização do iohexol em aves. O iohexol é um produto farmacêutico de uso diagnóstico, sendo comumente aplicado na realização de exames de radiografia em mamíferos.

A pesquisa verificou que o iohexol também pode ser utilizado para os exames em aves, especialmente em calopsitas. Os resultados da pesquisa intitulada “Estudo radiográfico gastrintestinal com iohexol em calopsitas Nymphicus hollandicus sob sedação com midazolam e efeitos em perfis hematológico e bioquímico" foram expostos por meio de dois artigos científicos em língua inglesa, que também apresentam os possíveis efeitos colaterais que o meio de contraste pode causar na espécie.

Estudo abordou a utilização do iohexol em aves, um medicamento comumente aplicado na realização de exames de radiografia em mamíferos (Ariel Tavares/UFFS)

“A pesquisa obteve os resultados basais para o uso do exame radiográfico contrastado na espécie. O estudo demonstra que o exame pode ser utilizado na rotina clínica de aves, sem efeitos adversos significativos, sendo uma ferramenta importante para o diagnóstico de várias doenças que podem acometer os órgãos gastrintestinais da espécie”, destacou Moresco.

O orientador da pesquisa, professor Gentil Ferreira Gonçalves, salientou a importância do estudo para a área da Medicina Veterinária. “As calopsitas são aves exóticas, criadas com muita frequência como pets. No entanto, a quantidade de informações disponíveis sobre os métodos de exames e anestesia destes animais é escassa, dessa forma a pesquisa se reveste de importância, pois traz informações novas e relevantes sobre o exame radiográfico. Todas as informações obtidas são inéditas para a espécie e vão contribuir sobremaneira com os cuidados veterinários passíveis de serem ofertados a esses animais”, explicou.

Além do orientador, a banca de avaliação foi composta pelos professores Drª. Luciana Pereira Machado (UFFS/Realeza) e Dr. Antônio Carlos Cunha Lacreta Júnior, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de Minas Gerais, que participou via videoconferência. Ambos teceram comentários sobre a pesquisa, questionando pontos específicos, assim como fornecendo contribuições e sugerindo adequações para a discussão da temática. Ao final das exposições, a banca aprovou a pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) é o único programa de Mestrado instalado no Campus Realeza. Implantado em 2017, o programa possui quatro turmas em andamento, com 38 alunos matriculados e outros seis estudantes cursando disciplinas isoladas. “Para o mês de outubro, está previsto o lançamento de um novo edital de seleção para ingresso no curso no primeiro semestre de 2020. Além disso, PPG-SBPAS é um mestrado acadêmico na área de Medicina Veterinária e reconhecido pela CAPES. Atualmente, contamos com 17 docentes permanentes em diversas áreas de formação que orientam profissionais graduados em cursos de Agrárias, Biológicas e afins”, comentou a coordenadora do PPG-SBPAS, Maiara Garcia Blagitz Azevedo.

Linhas de Pesquisa

O PPG-SBPAS possuiu duas linhas de pesquisa: "Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul" - que abrange pesquisas nas áreas de Clínica e Cirurgia Animal, Medicina Veterinária Preventiva, Patologia Animal e Reprodução Animal - e "Produção Animal Sustentável e Agricultura Familiar" - voltada para as áreas de Nutrição e Alimentação Animal, Pastagem e Forragicultura e Produção Animal.