Palestra marca abertura da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas no Campus Realeza
A cerimônia de abertura foi realizada na Casa da Cultura de Realeza. A solenidade contou com apresentações culturais do Grupo Acordos Vocais, do Projeto de Extensão Intervalo Musical, além de uma participação especial de professores e estudantes para execução do hino nacional.

Publicado em: 18 de dezembro de 2013 15h12min / Atualizado em: 22 de março de 2017 15h03min

Nesta quarta-feira (18) à noite, foi realizada a abertura oficial da 1ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (I Sabio), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O evento reuniu professores e estudantes em torno do tema “Genética e evolução”. As atividades da 1ª Sabio seguem até essa sexta-feira (20). O evento conta com uma variedade de minicursos e oficinas, além de apresentação de trabalhos e um concurso de fotografia.

A cerimônia de abertura foi realizada na Casa da Cultura de Realeza. A solenidade contou com apresentações culturais do Grupo Acordos Vocais, do Projeto de extensão Intervalo Musical, além de uma participação especial de professores e estudantes para execução do hino nacional.

Para a palestra de abertura foi convidado o professor Alcemar Rodrigues Martello, que trouxe o tema "Darwinismo social: as aplicações do darwinismo biológico nas sociedades humanas”.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Izabel Aparecida Soares, falou sobre a escolha do tema para a primeira Sabio. “Essa foi uma escolha de todos os acadêmicos, pois havia o interesse em ampliar os conhecimentos nessa área, o que se reflete nos minicursos e oficinas. O evento é todo voltado para a formação dos licenciados e também para possibilitar futuros profissionais nas demais áreas de biologia”, completou.

Ao todo, serão seis minicursos, com os seguintes temas: Legislação Ambiental; Controle Biológico de Pragas: Princípios de Utilização e Casos de Sucesso no Brasil; Citogenética de peixes neotropicais: conceitos e aplicações; Sorobãn e Braile; Biologia de Formigas: as pequenas criaturas que movem o mundo; Brioftas: Coleta, herborização e identificação de briófitas.

No total, serão quatro oficinas, com os seguintes temas: Parâmetros Bioquímicos Utilizados no Diagnóstico de Doenças; Uso abusivo e clínico de drogas depressoras e estimulantes do SNC: Uma visão fisiológica e social; Ensino de Evolução; Práticas em Educação Ambiental.

Confira a programação completa:

- 19/12 – Quinta-Feira

19:00 – 20:30 Minicursos (01 ao 06)

19:00 – 20:30 Oficinas (03 e 04)

20:30 – 20:45 Coffee Break

20:45 – 22:30 Minicursos (01 ao 06)

20:45 – 22:30 Oficinas (03 e 04)

- 20/12 – Sexta-Feira

19:00 – 20:30 Minicursos (01 ao 06)

19:00 – 20:30 Oficinas (01 e 02)

20:30 – 20:45 Coffee Break

20:45 – 22:30 Minicursos (01 ao 06)