Pavimentação de ruas internas no Campus Realeza é finalizada
Investimento foi de R$ 5.165.544,73 para implantação de aproximadamente 24 mil metros quadrados de pavimentação.

Publicado em: 08 de maio de 2018 13h05min / Atualizado em: 09 de maio de 2018 08h05min

Em obras desde ano passado, as ruas internas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza antes de terra ganharam pavimentação em pavers e uma parte com pedras irregulares. A obra foi finalizada e entregue na última semana. O investimento foi de R$ 5.165.544,73 para implantação de aproximadamente 24 mil metros quadrados de pavimentação, tornando o acesso e a circulação no Campus mais seguros tanto para motoristas quanto a pedestres.

Além da pavimentação das ruas, também foram implantadas calçadas -  todas sinalizadas com piso tátil para atender deficientes visuais - faixas elevadas para travessia segura de pedestres, rampas de acessibilidade, sinalização vertical e horizontal das vias, galerias pluviais, bacia de contenção, fixação de pontos para transporte urbano e estacionamentos para carro e motos, com identificação de vagas para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

As vias foram pavimentadas com pavers de oito centímetros de espessura, somando aproximadamente 15 mil metros quadrados, totalizando 1,2 quilômetro. Cerca de 9 mil metros quadrados de vias, nas proximidades do Hospital Veterinário Universitário, receberam pedras irregulares, o que totaliza 800 metros de pavimento.

O Campus Realeza foi o último campi da UFFS a ser pavimentado. Problemas na licitação anterior, impediram a execução da obra no ano de 2014. Em março de 2017, as obras de pavimentação foram retomadas, sendo executadas pela empresa NYX Engenharia LTDA, de Cascavel. "Esta era uma obra sonhada por todos e hoje pode ser desfrutada não só por aqueles que aqui estudam ou trabalham. Pode e deve ser objeto de uso pela comunidade local e regional, para fins de lazer, esporte e ações educativas de acessibilidade. Pela ausência de recursos de capital, o arruamento interno do Campus não pôde ser executado em sua totalidade, bem como outros ajustes considerados importantes para dar mais comodidade e mais possibilidade de trânsito", comentou o diretor do Campus Realeza, professor Marcos Antonio Myskiw.

Apesar de concluída a pavimentação das ruas internas, o acesso ao Campus Realeza pela PR-182, km 466, ainda não foi finalizado. "Por ser uma obra cuja responsabilidade de execução é do Governo do Estado do Paraná, mesmo tendo feito tratativas e mediações com vereadores e prefeito de Realeza, com deputados estaduais e o ex-governador do Estado no sentido de atender a esta necessidade, pouco progresso tivemos. Consideramos o trevo de acesso uma obra de grande importância para a UFFS e para os usuários diretos e indiretos, evitando, com isso, acidentes com pedestres e veículos, tendo em vista que esta é uma rodovia com grande fluxo de veículos de passeio e de carga", comentou Myskiw.

Galeria de Imagens: