Pesquisa da UFFS busca ajudar produtores de leite no controle da mastite
Com foco na higiene e na prevenção, a pesquisa busca criar um agente sanitizante fitoterápico, uma alternativa promissora aos desinfetantes tradicionais

Publicado em: 15 de março de 2024 17h03min / Atualizado em: 15 de março de 2024 17h03min

Um dos grandes desafios para os produtores de leite do país é o enfrentamento à mastite bovina. A doença é caracterizada pelo processo inflamatório e infeccioso da glândula mamária do animal, e isso pode trazer prejuízos consideráveis à qualidade do leite e ainda provocar uma redução significativa na capacidade de produção do rebanho leiteiro. Preocupada com esta situação e buscando atuar na prevenção da enfermidade, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza inicia uma série de estudos para desenvolver um produto que auxilie produtores.

À frente da pesquisa está a professora Dalila Moter Benvegnu, que nos últimos anos, tem se dedicado a encontrar soluções possíveis e viáveis para o controle da mastite. Medidas simples, como a higienização dos equipamentos e dos tetos no momento da ordenha, podem ajudar muito na prevenção da doença. “A taxa de bovinos acometidos por mastite pode alcançar porcentagens superiores a 28% do rebanho leiteiro no Brasil. Uma das principais formas de controlar a contaminação é através da limpeza e antissepsia dos tetos”, destacou.

Para além dos cuidados com a higiene pessoal do ordenhador, o preparo do local, a desinfecção de equipamentos, o armazenamento correto do leite, a pesquisadora considera importante a prática do pré-dipping e o pós-dipping. Ambos consistem na realização de procedimentos de desinfecção dos tetos antes e após a ordenha. “Esta é uma das práticas mais importantes e indispensáveis para redução da mastite contagiosa e podem reduzir a mastite subclínica em 50 % a 90%. O produto que estamos desenvolvendo é um tipo de agente sanitizante, que auxiliará na higienização do úbere e poderá ajudar a evitar o ressecamento da pele do animal”, explicou Dalila.

Equipe de professoras e estudantes responsáveis por desenvolver e testar solução inovadora para combate da mastite bovina (UFFS/Ariel Tavares)

A pesquisa da professora Dalila foi uma das contempladas com a bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. O estudo será realizado nos próximos três anos e conta com a parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) – Campus Guarapuava e uma empresa que fornecerá a matéria-prima para a criação do agente sanitizante.

Segundo Dalila, os desinfetantes mais comuns utilizados no pré-dipping são o iodo, cloro, clorexidine, peróxido de hidrogênio, amônia quaternária e ácido lático. “Essas preparações sanitizantes têm efeito antibacteriano, mas frequentemente não influenciam positivamente a pele do úbere. Além disso, podem ressecar a pele do úbere e, como consequência, causar problemas secundários. Nossa pesquisa será desenvolvida durante os próximos três anos e busca criar um agente sanitizante fitoterápico, uma alternativa viável e promissora”, enfatizou.

Para o primeiro ano, estão previstos o desenvolvimento da formulação do sanitizante, a aquisição matéria-prima, preparo do extrato e estudo de toxicidade da formulação. No ano seguinte, deverão ser realizados os primeiros testes, o tratamento dos animais, avaliação clínica e análises físico-químicas do leite. O estudo acontecerá em propriedades rurais produtoras de leite no Sudoeste paranaense, assistidas pelo Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza. Em parceria com os extensionistas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), o PET Medicina Veterinária já realizou pesquisas para identificar as bactérias causadoras de mastites clínicas e subclínicas nos rebanhos da agricultura familiar no município de Realeza, bem como quais foram as bactérias sensíveis ou resistentes aos principais antibióticos disponíveis no mercado.