Publicado em: 17 de fevereiro de 2025 16h02min / Atualizado em: 17 de fevereiro de 2025 16h02min
As professoras Dalila Moter Benvegnú e Fernanda Oliveira Lima, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, marcaram presença no Show Rural 2025 na última sexta-feira (14), para apresentar um método inovador para produção de etanol a partir de sementes de seringueira, um resíduo até então subutilizado na indústria de látex. A pesquisa desenvolvida pela UFFS e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi apresentada na área de estandes destinadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
A participação teve como foco a divulgação do projeto vencedor do Prêmio PRIME 2024, conquistado pelo grupo de pesquisadores em outubro do ano passado. A iniciativa, que também conta com a parceria da empresa Kaiser Agro, foi destaque após receber R$ 200 mil em financiamento do governo do Paraná. O recurso está sendo utilizado para escalonar a produção do biocombustível e consolidar parcerias com empresas do setor energético.
Durante o evento, as pesquisadoras explicaram ao público — que incluiu produtores rurais, investidores e estudantes — como ocorre a extração do etanol a partir das sementes de seringueira, o que é uma solução ambientalmente adequada aos resíduos, já que podem causar problemas de acidificação do solo.
O projeto, iniciado em 2019, já rendeu três patentes nacionais, uma internacional e outros prêmios, como o da Associação Paulista de Produtores de Borracha.
Além de exibir amostras das sementes e detalhar o processo químico de conversão, o estande promoveu cursos da UFFS ligados ao setor, como Química, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e o Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo