Pibid Interdisciplinar de Física e Química de Realeza lança material didático sobre conceitos de Energia
Material on-line reúne explicações, exemplos de atividades e links para facilitar o trabalho pedagógico.

Publicado em: 11 de maio de 2022 13h05min / Atualizado em: 11 de maio de 2022 13h05min

Para auxiliar professores e estudantes sobre o ensino dos conceitos de energia, um dos principais das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Interdisciplinar de Física e Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza lançou um material didático em formato on-line. A publicação foi elaborada a partir das práticas de ensino remoto durante a pandemia de covid-19, buscando facilitar e auxiliar na aprendizagem de forma dinâmica e interativa.

Considerada uma grandeza abstrata, a energia é expressada por diferentes formas e está relacionada ao movimento. Dessa forma, o material didático trabalha com os conceitos de energia mecânica, térmica, química, elétrica e nuclear, reunindo explicações, exemplos de atividades práticas e demais links para acessar vídeos, podcasts, simuladores, jogos e diferentes aplicativos de ensino para facilitar o trabalho pedagógico.

O material está disponível no link bit.ly/energiauffs.

De acordo com a professora da UFFS Fernanda Oliveira Lima, outro objetivo da criação do material é receber contribuições para a constante atualização da publicação. “Na introdução do material, deixamos um link disponível para recebermos a colaboração de interessados pelo tema. Assim, as novas sugestões poderão ser utilizadas em novas versões do material didático, tornando-o mais eficiente na prática pedagógica”, explicou.

O material pedagógico é resultado do trabalho realizado nos anos de 2020, 2021 e 2022 pelos integrantes do Pibid Interdisciplinar de Física e Química, envolvendo a participação dos professores da UFFS Fernanda Oliveira Lima e Eduardo de Almeida, das professoras supervisoras da educação básica do município de Realeza, Ivete Rosalina Raymundo Matciulevicz e Rosane Aparecida Bettin Baldissera, do bolsista Reidiner Roberto Reina, além da contribuição de 12 estudantes dos cursos de Física e Química que participaram como bolsistas do PIBID ao longo dos 18 meses do programa.