Professores do Campus Realeza lançam livros na Semana do Diversa

Publicado em: 20 de outubro de 2016 09h10min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

Nesta quarta-feira (19), houve o lançamento de dois livros produzidos por professores da UFFS – Campus Realeza. A atividade faz parte da 6ª Semana do Diversa, um evento que integra a comunidade acadêmica e regional e que será finalizado nesta sexta-feira (21). As obras abordam conceitos específicos de aprendizagem na área da Ciência e a interação entre professores e alunos.

O livro "IntegraSul: experiências e reflexões sobre a Feira de Ciências" traz as experiências vividas durante a IntegraSul (Feira Interestadual de Investigações em Ciências). O conteúdo apresenta relatos dessa experiência que envolveu professores da Educação Básica, alunos e universidade. "Também trazemos discussões acerca da compreensão das Feiras de Ciências, especialmente articuladas com a Arte e a Cultura, procurando explorar as diversas formas de linguagem no nosso processo formativo", destaca um dos organizadores, professor Jackson Luís Martins Cacciamani.

A IntegraSul é resultado do projeto “Potencializando a Investigação em Ciências Naturais no Espaço-tempo da Escola e da Universidade na Região Sul do Brasil” e envolveu a participação da UFFS pelos campi Realeza-PR e Erechim-RS e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pelo Campus Dom Pedrito-RS. Também assinam a organização da obra Cherlei Márcia Coan, Leandro Carlos Ody e Lisete Funari Dias.

O outro título lançado é resultado da pesquisa do doutoramento da professora Sandra Wirzbicki. O livro "O conceito energia: nas interações de professores, estudantes e livros didáticos de Biologia" levanta a discussão de que, mesmo com abordagens variadas dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o livro didático ainda se constitui como o principal recurso em sala de aula. E busca fazer uma análise do conceito "energia" do metabolismo celular nos livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio, bem como as interações estabelecidas com professores e estudantes.