Programa de extensão do Campus Realeza promove ações educativas sobre boas práticas de manipulação de alimentos
Iniciativa tem como objetivo auxiliar na promoção da qualidade higiênico-sanitária em escolas e estabelecimentos comerciais

Publicado em: 26 de junho de 2023 16h06min / Atualizado em: 27 de junho de 2023 16h06min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está desenvolvendo um projeto de extensão sobre boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos. As primeiras capacitações serão realizadas com merendeiras de cinco centros municipais de educação infantil (Cmei) e oito escolas municipais de Realeza. O projeto está vinculado ao curso de Nutrição da Universidade e conta com a parceria da Prefeitura de Realeza, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Vigilância Sanitária.

Para desenvolver as capacitações, foi realizado, inicialmente, um checklist para verificar as condições higiênico-sanitárias de cada um dos locais, o que será finalizado neste mês. Dessa forma, os treinamentos deverão iniciar no mês de julho e atenderão as especificidades de cada Cmei e escola. As ações são desenvolvidas por acadêmicos do curso de Nutrição da UFFS em parceria com a nutricionista do município responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, Mayara Borsa.

Projeto da UFFS atende cinco Cmeis e oito escolas municipais de Realeza (UFFS/Divulgação)

De forma geral, os cursos serão direcionados para atender merendeiras e auxiliares de cozinha e abordarão os seguintes temas: legislação, contaminação e doenças transmitidas por alimentos, infraestrutura adequada para manipulação/produção do alimento, controle de pragas e manejo de resíduos, higiene pessoal e boas práticas de higiene no local de trabalho (instalações, equipamentos, móveis e utensílios), controle de qualidade (recebimento, armazenamento, preparo e distribuição do alimento/refeição), controle de restos e sobras, assim como o reaproveitamento de alimentos.

A professora da UFFS e uma das coordenadoras da atividade Elis Carolina de Souza Fatel fala sobre a importância da adoção das medidas para garantir a qualidade higiênico-sanitária. “As doenças provenientes de alimentos contaminados se constituem em um problema de saúde pública, por isso a importância de se seguir as orientações e a legislação em vigor sobre boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos. A partir disso, é possível assegurar que os alimentos estejam livres de contaminantes físicos, químicos e biológicos, além de estarem em conformidade com as necessidades nutricionais e expectativas dos consumidores”, detalhou.

Além das escolas, o projeto também planeja estender as atividades para estabelecimentos comerciais de Realeza, como bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e produtores da agricultura familiar. Para isso, foi formada a parceria com a Vigilância Sanitária do município, contando com a colaboração das servidoras Camila Eduarda Viana e Vitória Karolini Betim Fieldkircher Caus. Os primeiros treinamentos devem ser realizados no mês de agosto.

O projeto de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos existe desde 2013, porém passou a integrar o novo programa de extensão CapacitaNutri da UFFS. Desde o ano de 2022, foram atendidos 22 estabelecimentos, com a realização de aproximadamente 100 capacitações de manipuladores de alimentos. Vinculado ao CapacitaNutri também está o projeto de rotulagem de alimentos que auxilia produtores rurais e pequenas empresas a obterem a tabela de informação nutricional dos alimentos que produzem.