Realeza: Acadêmicos fazem estudo prático nas áreas de Paleontologia e Mineralogia

Publicado em: 19 de janeiro de 2014 13h01min / Atualizado em: 22 de março de 2017 13h03min

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Ciências Naturais, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, participaram de uma viagem de estudos nesse sábado (18) e domingo (19). O grupo formado por nove acadêmicos e os professores Ruben Alexandre Boelter e Gisele Leite de Lima estavam na cidade de Santa Maria (RS) para um estudo prático nas áreas de Paleontologia e Mineralogia, componentes curriculares do curso.

O roteiro da viagem foi dividido em duas etapas, sendo a primeira uma visita aos afloramentos geo-paleontológicos da região de Santa Maria e ao Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia da Universidade Federal de Santa Maria. Lá, o grupo fez a observação dos principais tipos de fósseis e processos de preservação. Já a segunda etapa, consistiu na visita à cidade de Mata (RS), conhecida pelos seus fósseis vegetais.

Segundo o professor Ruben Alexandre Boelter, o objetivo da viagem é o aprimoramento acadêmico, contrapondo a prática e os conteúdos já ministrados em sala de aula. “As atividades realizadas consistiram na observação dos diferentes tipos de rochas, sedimentos e afloramentos geo-paleontológicos, assim como conhecer os principais representantes da fauna e da flora do período triássico, um período geológico que se estende desde cerca de 250 a 200 milhões de anos atrás”, explica.