Realeza: Projeto de Extensão cria rodas de conversas para debater temas sobre docência

Publicado em: 05 de maio de 2015 16h05min / Atualizado em: 07 de março de 2017 12h03min

Potencializar o debate a respeito da atividade docente é um dos objetivos de um novo Projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. As atividades iniciam nesta sexta-feira (8), a partir das 14 horas, tendo como tema "A construção do sentimento de pertencimento à docência". A participação no debate é livre, mas é especialmente dirigido a professores da Educação Básica, professores universitários e acadêmicos de cursos de licenciatura.

O coordenador do projeto, Jackson Luís Martins Cacciamani, comenta que a intenção é promover rodas de conservas sobre os diversos assuntos ligados à docência. "Buscamos constituir espaços de formação de professores, para que os conteúdos da docência sejam compartilhados, publicizados e socializados no grupo. Nas rodas de conversas  debatemos sobre inquietudes, incertezas, ausências, presenças e alegrias do processo de ensinar e de aprender na docência", detalha.

As temáticas para os debates foram acordadas coletivamente e são ancoradas na experiência vivida em sala de aula, tanto na escola, quanto na Universidade. "Nossa ideia é agregarmos licenciandos, colegas professores das escolas e da Universidade num movimento de formação que encontra, essencialmente na linguagem, potencialidades acerca de nos compreendermos como professores de forma permanente e coletiva", argumenta Cacciamani.

O evento será no Auditório do Bloco A, do Campus Realeza.