Realeza: Semana do Diversa estimula integração entre comunidade acadêmica e regional
Nesta edição a Semana do Diversa (Dias de Integração: Vivendo em Rede o Saber e a Arte na UFFS) trouxe oito minicursos, nove oficinas, cinco debates, além de apresentações culturais com teatro e música. Também integraram a programação o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), totalizando mais de 180 apresentações de trabalhos acadêmicos.

Publicado em: 21 de outubro de 2016 15h10min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

Chegou ao fim a 6ª edição da Semana do Diversa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)  – Campus Realeza. Durante uma semana, de 17 a 21 de outubro, foram promovidas diversas atividades para estimular a integração e a interação entre comunidade acadêmica e regional. O evento contou com momentos de cultura, saber e arte, promovendo a diversidade e a inclusão.

Outro ponto alto do evento foi a visitação ao Campus Realeza, na quinta-feira (20). Professores e estudantes da rede básica de ensino e familiares de acadêmicos participaram de visitas guiadas e conheceram um pouco sobre cada curso ofertado, participando, ainda, de atividades práticas nas áreas da Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas, Química, Física e Letras.

Para o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw, o evento cumpriu a meta de apresentar uma vasta programação visando atender os diferentes públicos. "Algumas atividades envolvendo professores das escolas estaduais e os núcleos regionais de educação do Sudoeste do Paraná tiveram público reduzido devido à greve dos professores estaduais e à ocupação das escolas pelos estudantes secundaristas. Mas, no geral, houve envolvimento da comunidade em palestras, oficinas, cursos, peças teatrais e apresentações musicais", avaliou.

SEPE e JIC

Os dias 17 e 18 de outubro foram reservados para o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC). É neste momento que ocorre a socialização e avaliação de resultados dos diferentes projetos de Iniciação Científica, acadêmicos, de docência e de Extensão desenvolvidos pelos professores e estudantes da UFFS.

O SEPE foi composto por 145 apresentações de trabalhos, sendo 35 na área do Ensino, 48 em Pesquisa e outros 62 de Extensão. Entre os assuntos abordados estavam estudos envolvendo experiências de estágios, monitorias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Veterinária e Agricultura Familiar, estudos de caso realizados na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) e Clínica-Escola de Nutrição, entre outros.

A Jornada de Iniciação Científica totalizou 37 apresentações; a maioria nas áreas de Agrárias (15 trabalhos) e Saúde (10 trabalhos). Também houve trabalhos nas áreas de Exatas e da Terra (5 apresentações), Biológicas (4 apresentações), Linguística, Letras e Artes (1 apresentação) e Multidisciplinar (2 apresentações).