Realeza: Seminário do PIBID aborda temas vinculados à inclusão na Educação Básica

Publicado em: 29 de novembro de 2016 16h11min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza participou, nesta terça-feira (29), do III Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O evento reuniu coordenadores, supervisores e bolsistas do Programa para discutir o processo de inclusão na Educação Básica, focalizando, em especial, a inclusão da pessoa com deficiência.

O debate foi conduzido pela professora da UFFS, Cristiane de Quadros, que respondeu questionamentos dos 50 participantes inscritos. A conversa sobre o processo de inclusão trouxe relatos sobre o cotidiano escolar, abordando as dificuldades do processo de formação de professores na área, assim como a adaptação de materiais escolares, estruturas físicas e questões sobre preconceito. "Também abordamos formas de adaptar metodologias e estratégias de ensino para que o processo educacional aconteça de forma não excludente", completou Cristiane.

O PIBID do Campus Realeza conta com cinco subprojetos, sendo um na área de Letras: Português/Espanhol e outros quatro na área das Ciências: um em Ciências Biológicas, um em Química, um em Física e um projeto interdisciplinar em Ciências da Natureza.

Serão parceiros do Programa em Realeza o Colégio Estadual Doze de Novembro, a Escola Estadual Dom Carlos Eduardo e o Colégio Estadual João Paulo II. Em Santa Izabel do Oeste, o Colégio Estadual Guilherme de Almeida e, em Capanema, o Colégio Estadual Rocha Pombo.