Restaurante Universitário do Campus Realeza volta às atividades
Os acadêmicos regularmente matriculados pagam R$ 2,50, com subsídio da Instituição, e o valor da refeição para os demais usuários é R$ 11,28

Publicado em: 03 de abril de 2017 16h04min / Atualizado em: 04 de abril de 2017 11h04min

Na segunda-feira (3), foi reaberto o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Nesse primeiro dia de atendimento foram servidas 175 refeições. Uma novidade para o cardápio foi a inclusão de um prato vegetariano, o que atende a um antigo pedido da comunidade acadêmica.

As refeições produzidas atendem as exigências de uma dieta equilibrada, observando os padrões de qualidade e segurança alimentar, além de respeitar a sazonalidade de produtos e potencializar a inclusão de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A interrupção do atendimento no RU se deu com a finalização do contrato, ainda em dezembro de 2016. Uma nova licitação foi realizada em fevereiro deste ano, sendo a vencedora do certame a empresa Alimentare Nutrição, com sede na cidade de Campinas, São Paulo. " Prevíamos, inicialmente, que a empresa viesse a iniciar as atividades quando do início das aulas. No entanto, houve atrasos por conta de detalhes envolvendo a assinatura de contrato e os prazos mínimos regulamentares para início do atendimento", explica o diretor do Campus Realeza, Antonio Marcos Myskiw.

Atuando na prestação de serviços de nutrição e alimentação para o fornecimento de refeições, a empresa Alimentare Nutrição desenvolve serviços junto a outras entidades públicas, como SESI, Escolas Técnicas, entre outras. A concessão na UFFS prevê a produção e a distribuição de refeições (almoço e jantar), incluindo o fornecimento de todos os insumos, materiais e mão de obra necessários à realização das atividades. "A expectativa é grande, pois temos uma média de usuários e gostaríamos de ampliar esses números. Vamos verificar como será este primeiro mês para, na sequência, implantar algumas inovações", destacou a gerente geral, Carla Bovoloto.

Cardápio e preço

Para atender a comunidade acadêmica, formada por estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos em educação, o RU funciona no sistema de “buffet” com variações diárias de cardápios, nos quais se incluem três tipos de saladas, dois tipos de arroz (branco e integral), uma leguminosa (feijão ou lentilha), um acompanhamento (massa, farofa ou tubérculo), uma opção de carne, uma opção ovolactovegetariana e uma sobremesa (variando entre fruta e doce).

Os acadêmicos regularmente matriculados pagam R$ 2,50, sendo o restante subsidiado pela Instituição. O valor da refeição para os demais usuários é R$ 11,28. O horário de atendimento é de segunda a sexta, 11h30 às 13h10 e das 17h30 às 19h10.

Sobre o cardápio, o estudante de Nutrição, Diogo Kisxener, expressa satisfação: "Achei a comida boa e muito balanceada, uma proteína com pouca gordura e três tipos de saladas, tem uma boa variedade. Acho um privilégio pagar R$ 2,50 por uma refeição dessas". O estudante de Medicina Veterinária, Guilherme Pinheiro, também concorda e acrescenta: "Fez muita falta a abertura do RU no mesmo momento de início das aulas, mas agora irá compensar".

Dúvidas, sugestões e/ou reclamações devem ser encaminhados para ru.re@uffs.edu.br.