Publicado em: 12 de junho de 2013 15h06min / Atualizado em: 06 de abril de 2017 14h04min
A partir desta quarta-feira (12), a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária inicia a primeira etapa de oficinas regionais de formação em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no interior do Paraná. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi uma das entidades convidadas para ministrar palestras sobre o tema. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, representantes de 27 municípios da região Sudoeste do estado, na cidade de Francisco Beltrão.
Os acadêmicos da sétima fase do curso de Nutrição apresentaram sete eixos de trabalho, envolvendo metodologias de implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa de Aquisição de Alimentos, Soberania alimentar, além do papel dos conselhos municipais na efetivação da SAN, entre outros.
Para a professora da UFFS, Camila Elizandra Rossi, que também participa da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, é importante que os participantes vejam as várias dimensões a respeito do tema. “Esse conceito se refere a questões antes mesmo do alimento chegar a nossa mesa, como acesso físico, financeiro, modos de produção, tudo isso envolve a SAN. Outro objetivo é incentivar os municípios a aderirem ao sistema, já que várias ações podem ser financiadas por meio da participação”, detalha.
Dos 27 municípios do Sudoeste paranaense, apenas oito possuem Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, de acordo com a Coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, Kátia Regina Celuppi. “Queremos sensibilizar os representantes dos municípios a criarem conselhos e nos ajudar a fortalecer e a construir políticas públicas nessa área”, salienta.
Segundo a chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Clarice Spada, o Paraná contabiliza 91 conselhos municipais. “A partir dessa primeira oficina, os representantes retornam a suas origens para começarem a criar esses conselhos na nossa microrregião. Em setembro, ocorre a segunda etapa para que possamos trabalhar efetivamente”, comenta.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 de outubro de 2024
Eventos
30 de outubro de 2024
Nossa UFFS
30 de outubro de 2024
Nossa UFFS
30 de outubro de 2024
Concursos e Processos Seletivos
30 de outubro de 2024
Processo Seletivo