Publicado em: 16 de outubro de 2024 14h10min / Atualizado em: 18 de outubro de 2024 15h10min
Encontrar um pedacinho da história pode ser bastante significativo para entender o passado, suas relações com o presente e seu valor como memória. É com esse objetivo que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza é parceira no evento sobre patrimônio arqueológico e educação patrimonial. Serão dois dias de palestras para explicar a importância de como vestígios materiais, outros indícios e contextos ambientais permitem traçar a história da humanidade.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sendo a abertura no dia 29 de outubro, às 19 horas. No dia 30 de outubro, às 8h30, será o segundo dia de atividades. Todas acontecem no Auditório do Bloco dos Servidores da UFFS – Campus Realeza. As inscrições para participação e certificação serão feitas no dia e local.
A convidada para a palestra é a arqueóloga e historiadora Ana Lucia Herberts, da Scientia Consultoria Científica, que está iniciando estudos na região de Realeza, a partir do “Projeto de Sinalização do Sítio Arqueológico Bocchi e Educação Patrimonial”, desenvolvido por meio da Copel. Durante a instalação da subestação Realeza Sul, foram encontrados fragmentos antigos de materiais cerâmicos e que podem sugerir a ocupação indígena na região. Entre os trabalhos previstos, está a demarcação do território para futuras escavações arqueológicas, salvamento e destinação do material coletado, além de ações educativas junto à comunidade local, por meio de programas de Educação Patrimonial, do qual a UFFS é parceira.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05 de fevereiro de 2025
Extensão
05 de fevereiro de 2025
Cerro Largo
03 de fevereiro de 2025
Erechim
03 de fevereiro de 2025
Cerro Largo
31 de janeiro de 2025
Chapecó